MENU

TV divulga imagens de ''cueca explosiva'' usada por nigeriano em tentativa de atentado

TV divulga imagens de ''cueca explosiva'' usada por nigeriano em tentativa de atentado

Atualizado: Terça-feira, 29 Dezembro de 2009 as 12

A rede televisão americana ABC divulgou imagens da ''cueca explosiva'' que o suposto terrorista nigeriano Umar Farouk AbdulMutallab tentou detonar durante o voo 253 da Delta-Northwest Airlines, procedente de Amsterdã, na Holanda, com destino a Detroit, nos Estados Unidos, no dia 25 de dezembro.

A imagem mostra a roupa de baixo ligeiramente queimada e rasgada. Também é possível ver o compartimento em que AbdulMutallab carregava os explosivos que tentou misturar para causar a detonação.

O FBI (Polícia Federal americana) disse que a quantidade de explosivos era suficiente para fazer um buraco no avião, o que poderia derrubá-lo.

O nigeriano tentou misturar os produtos explosivos dentro do banheiro da aeronave, mas conseguiu apenas causar um incêndio e pequenas detonações.

Abdulmutallab sofreu queimaduras e foi levado a um hospital no dia de Natal, sendo preso logo em seguida. O suposto terrorista estudou engenharia mecânica na University College London, na Inglaterra, entre 2005 e 2008.

Nesta segunda-feira (28), a rede terrorista Al Qaeda assumiu a responsabilidade atentado fracassado. Em comunicado publicado em um site radical islâmico na internet, o grupo chamou AbdulMutallab de ''irmão'' e disse que o ato foi ''heroico''. Segundo os fundamentalistas islâmicos, a ação foi uma resposta a supostos ataques americanos no Iêmen.

Imagem: ABC News

veja também