MENU

Mundo

UE não considera Mercosul preocupação para agricultura europeia

UE não considera Mercosul preocupação para agricultura europeia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A ministra do Meio Ambiente espanhola, Elena Espinosa, disse hoje que não tem ''absolutamente preocupação alguma'' sobre o efeito que a negociação de um acordo de associação entre a União Europeia (UE) e o Mercosul possa ter na agricultura da Europa.

Elena declarou à imprensa, na sede do Parlamento Europeu, que seu temor é ''zero'' diante da possibilidade de que a UE e o bloco sul-americano restabeleçam as discussões, estagnadas desde 2004, para o pacto, já que, por enquanto, ''não há nada em cima da mesa''.

A Espanha, como presidente de turno da UE, pretende que, na cúpula UE - América Latina e Caribe, que acontecerá em Madri nos dias 17 e 18, seja impulsionado um compromisso para concluir um tratado em um futuro próximo com o Mercosul.

A ministra espanhola disse que, na reunião, é possível que haja um ''acordo político'' para iniciar negociações e acrescentou que durante a Presidência espanhola somente será abordado o começo das discussões, mas seu conteúdo não será ''modelado em um papel''.

''Não tenho absolutamente preocupação alguma; quando começar (a negociação com Mercosul), falaremos''.

As conversas entre a UE e o Mercosul foram congeladas precisamente por divergências sobre agricultura. Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai querem mais concessões neste âmbito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições