MENU

Mundo

Um dia após eleito, novo presidente do Haiti promete 'nova era'

Um dia após eleito, novo presidente do Haiti promete 'nova era'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

O presidente eleito do Haiti, Michel Martelly, prometeu nesta terça-feira (5) que dará início a uma nova era e se comprometeu em ser o "presidente de todos os haitianos". A fala ocorreu um dia após ser anunciada sua vitória nas eleições ante a adversária Mirlande Manigat.

"Povo haitiano, uma nova era começa. (...) Comprometo-me a fazer dela a mais bela página de minha vida", afirmou o novo presidente em coletiva de imprensa em Porto Puerto Príncipe, sua primeira aparição pública desde a vitória.

"Que aqueles que sofrem no corpo e na alma recuperem o ânimo. As coisas vão mudar", prometeu o ex-cantor popular, que sucederá, em 14 de maio, o presidente René Preval na presidência. O Haiti é atualmente o país mais pobre do continente americano, atingido em janeiro de 2010 por um terremoto que deixou mais de 220 mil mortos.

O país também enfrentou uma epidemia de cólera, que deixou mais de 5 mil mortos desde meados de outubro.

Martelly foi eleito presidente do Haiti com 67,57% dos votos, segundo resultados preliminares do Comitê Eleitoral divulgados na segunda-feira (4). Ele disputou o segundo turno eleitoral em 20 de março contra a ex-primeira-dama Mirlande Manigat. Ela obteve 31,74% dos votos contabilizados.

Os números definitivos serão anunciados no dia 16 de abril, depois de um período durante o qual ambos os candidatos podem entrar com ações ante as autoridades eleitorais.

A vitória de Martelly, um cantor popular de 50 anos conhecido como "Tet Kalé" ("cabeça calva" em língua crioula) por seus seguidores, foi inesperada uma vez que não passou pelo primeiro turno. Mas as fraudes detectadas permitiram a ele apresentar-se no lugar do candidato governista Jude Célestin para enfrentar a ex-primeira-dama e intelectual Mirlande Manigat.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições