MENU

Mundo

Unasul defende respeito às normas constitucionais na Bolívia e pede apuração de massacre

Unasul defende respeito às normas constitucionais na Bolívia e pede apuração de massacre

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Num documento divulgado agora há pouco, em Santiago do Chile, os presidentes de nove países da União de Nações Sul-americanas (Unasul) defendem a necessidade de respeito às regras constitucionais na Bolívia, pedem o fim dos bloqueios nas estradas do país e cobram uma investigação para apurar o massacre de pelo menos 30 camponeses no departamento (estado) de Pando, no extremo norte do país, na fronteira com o Brasil.

O documento foi lido pela presidente chilena Michelle Bachelet, anfitriã da cúpula extraordinária da Unasul, realizada no Palácio de la Moneda, sede do governo do Chile. Nos oito itens aprovados no encontro, os nove presidentes pedem respeito à vida, às liberdades democráticas e criticam a violência. Eles também anunciaram a criação de um grupo para dar assistência às vítimas da violência vivida nas últimas semanas pela Bolívia, onde um grupo de governadores faz uma forte oposição ao presidente Evo Morales, cobrando mais autonomia para seus departamentos.

Além de Michelle Bachelet, particparam da reunião os presidentes Evo Morales (Bolívia), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Cristina Kirchner (Argentina), Álvaro Uribe (Colômbia), Rafael Correa (Equador), Fernando Lugo (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai) e Hugo Chávez (Venezuela).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições