MENU

Unesco vai avaliar templo entre Tailândia e Camboja

Unesco vai avaliar templo entre Tailândia e Camboja

Atualizado: Terça-feira, 8 Fevereiro de 2011 as 1:55

O escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) informou hoje que vai enviar uma missão urgente para examinar um templo hindu construído há 1 mil anos e que foi danificado durante uma disputa entre a Tailândia e o Camboja.

"Eu pretendo enviar uma missão para a região o mais rápido possível para avaliar o estado do templo", que está na lista da Unesco de patrimônios da humanidade desde 2008, afirmou a diretora-geral da entidade, Irina Bokova, em comunicado. Ela pediu "calma e moderação" ao redor do templo Preah Vihear.

Construído num despenhadeiro no século 11 em honra ao deus hindu Shiva, Preah Vihear é o mais conhecido exemplo da arquitetura Kmer fora do complexo de Angkor, onde se encontra o famoso templo de Angkor Wat. Uma disputa sobre o trecho de terra onde o templo está localizado, reclamado pela Tailândia e pelo Camboja, se acentuou na semana passada. A violência deixou oito pessoas mortas e desalojou milhares de famílias dos dois lados da fronteira.

"Locais que são patrimônio da humanidade são uma herança de todo o mundo e a comunidade internacional têm uma responsabilidade especial de assegurar (sua conservação)", diz o comunicado divulgado pela Unesco, que tem sede em Paris. "Isso exige um esforço coletivo. O patrimônio deveria unir as pessoas e servir como um instrumento de diálogo e compreensão mútua, não de conflito".    

veja também