MENU

União Africana terá reunião extra para discutir crise política na Líbia

União Africana terá reunião extra para discutir crise política na Líbia

Atualizado: Sexta-feira, 20 Maio de 2011 as 11:56

A União Africana marcou para a próxima quarta e quinta-feira uma cúpula extraordinária dedicada a discutir o conflito na Líbia , anunciou nesta sexta-feira (20) a organização em um comunicado.

"A cúpula permitirá que voltemos a examinar o que está acontecendo na Líbia, com base no trabalho que o comitê ad hoc de alto nível da União Africana vem realizando sobre a Líbia e outros conflitos, para projetar respostas africanas coletivas", afirmou a UA.   O governo líbio havia solicitado esta reunião em 26 de abril, para "mobilizar" o continente e "enfrentar a agressão externa".

A União Africana tem manifestado cada vez mais abertamente nas últimas semanas seu desacordo em relação aos bombardeios da Otan contra instalações militares e infraestruturas do regime do ditador Muammar Kadhafi.

Líbios enforcam boneco representando o ditador Muammar Kadhafi nesta sexta-feira (20) em Benghazi (Foto: AP)

"Já praticamente não se respeita a letra nem o espírito (...) da resolução 1973 da ONU, que é de caráter humanitário e tem como base a responsabilidade de proteger" a população civil, disse o presidente da Comissão da UA, Jean Ping.        

veja também