MENU

Mundo

Universo virtual de suspeitos de ataque em Boston é esmiuçado link a link

Suspeitos de ataque em Boston é esmiuçado link a link

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:07

Universo virtual de suspeitos de ataque em Boston é esmiuçado link a linkNYT

Esta foi a primeira tragédia nacional totalmente interativa na era das mídias sociais nos Estados Unidos. O atentado à Maratona de Boston rapidamente se transformaram em um mistério da internet que fizeram com que muitos detetives amadores partissem em busca de pistas sobre a identidade dos suspeitos em sites e blogs. E uma vez que a pesquisa se concentrou em Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, as publicações dos irmãos nas mídias sociais forneceram um rico material para ser analisado.

Existem mais de mil mensagens na conta do Twitter de Dzhokhar, além de uma página de perfil no VKontakte, um site de rede social popular na Rússia, e, no caso de Tamerlan (morto em troca de tiros com a polícia na semana passada), uma compilação de seus vídeos favoritos no YouTube e o uma possível lista de desejos sua na Amazon. (A Amazon não quis confirmar de quem era a lista, citando sua política de privacidade.)

Imediatamente, essas informações se tornaram pistas que as pessoas começaram a tentar conectar. Alguns detalhes confirmaram os pontos de vista de amigos e vizinhos que disseram ter ficado totalmente chocados com o possível envolvimento dos irmãos em um crime tão horrível, que deixou três mortos e mais de 200 feridos.

Outras mensagens apontaram para o crescente interesse de Tamerlan Tsarnaev pelo radicalismo islâmico e um lado obscuro na aparência amigável de Dzhokhar. Ao mesmo tempo, refletem a complexidade da identidade virtual - sobre as maneiras que cada um dos indivíduos se retratam e se escondem por trás de aparências na web (que às vezes podem se tranformar em profecias) e as formas que a internet consegue aumentar ou acelerar os interesses e preocupações dos usuários.

O irmão mais novo, Dzhokhar, em particular, parecia totalmente imerso na cultura pop americana, e preocupado com o tipo de coisas que preocupam muitos jovens - meninas (\"a miss Estados Unidos é tão sexy\") e em se divertir (\"eu sou o melhor jogador de beer pong em Cambridge. Eu sou #omelhor\"). Na verdade, grande parte de suas publicações no Twitter chamam atenção por sua absoluta simplicidade - uma simplicidade que contrasta com o horror ocorrido em Boston em 15 de abril.

Há muitas referências a músicos como Chris Brown, Jay-Z e Michael Jackson;. programas de televisão como Breaking Bad e Game of Thrones, e filmes como Homem-Aranha e Procurando Nemo. Ele também fala a respeito de sua preferência por alimentos como Nutella e Sucrilhos, reclama de erros de digitação e de perder seu controle remoto. \"Anúncios que aparecem em seu navegador do nada são uma das piores coisas do mundo, assim como mosquitos\", ele publicou no Twitter no dia 17 de junho 2012.

Dadas as camadas de ironia, sarcasmo e brincadeiras muitas vezes publicadas no Twitter, pode ser difícil analisar as mensagens de um estranho. No entanto, algumas delas podem parecer ameaçadoras, levando em consideração o que sabemos a respeito deles hoje: \"Quase uma década nos Estados Unidos, eu não aguento mais\", \"Nunca subestime o rebelde com causa\" ou \"Ninguém é realmente violento até que esteja andando em grupos\".

Outras sugerem um certo grau de alienação adolescente: \"algumas pessoas são apenas mal compreendidas pelo mundo, por isso as taxas de suicídio vêm aumentando cada vez mais.” Às vezes, Dzhokhar soa absolutamente sentimental (a não ser, é claro, quando ele está sendo irônico): "Existem minhocas suficientes para que as aves não precisem se matar por elas.\"

Uma mensagem no Twitter publicada por Dzhokhar Tsarnaev horas após os atentados da maratona de Boston (\"Não há amor no coração da cidade, espero que todos estejam seguros\"), fez com que alguns detetives amadores se perguntassem se a referência à música \"Heart of the City (Ain’t No Love) de Jay-Z era uma alusão direta aos ataques de 11 de Setembro, já que o álbum que contém essa canção foi lançado no dia 11 de setembro de 2001.

Os vestígios dos meios de comunicação social que os irmãos Tsarnaev deixaram para trás não apenas atestam sua própria imersão no mundo interativo e digital, mas também providenciaram a todo mundo uma abundância de dados digitais para tentar extrair padrões e possíveis significados – satisfazendo a necessidade humana de tentar explicar o sentido de uma tragédia.

Por Michiko Kakutani


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições