MENU

Usina nuclear de Onagawa vaza água após novo terremoto no Japão

Usina nuclear de Onagawa vaza água após novo terremoto no Japão

Atualizado: Sexta-feira, 8 Abril de 2011 as 11:02

A central nuclear de Onagawa, na província de Miyagi, nordeste do Japão , está vazando água nesta sexta-feira (8), provavelmente afetada pelo novo forte terremoto de magnitude 7,1 que atingiu a região nesta quinta (7), informam as agências de notícias.

Segundo a TV estatal NHK, especialistas não registraram aumento no nível de radioatividade na área.

Outras duas centrais atômicas no país recorreram a geradores de emergência após um blecaute ocorrer após o novo tremor.   A usina de Higashidori, em Aomori, afetada pela falta de energia, funciona com geradores alimentados por diesel enquanto técnicos realizam uma revisão pelo complexo. Ainda na mesma região, a central de processamento de resíduos nucleares de Rokkasho, também sem eletricidade, opera com geradores de emergência.

Foto aérea mostra vazamento na usina nuclear de Onagawa, após novo terremoto atingir o país. (Foto: Yomiuri Shimbun / Koichi Nakamura / AP Photo)

  O complexo de Onagawa, localizada perto do epicentro do tremor, perdeu duas de suas três linhas de recebimento de energia. Apenas uma linha refrigerou seus tanques, informou a Agência de Segurança Nuclear do Japão .

A usina Fukushima Daiichi, gravemente afetada desde 11 de março, quando um forte terremoto e um devastador tsunami atingiram o país , não registrou anormalidades após o tremor desta quinta.

Dois mortos

O terremoto desta quinta deixou, segundo as autoridades, quatro mortos e centenas de feridos . Uma mulher de 63 anos, que precisava de assistência respiratória, morreu em Yamagata, e um homem de 79 anos morreu em Miyagi.

As autoridades japonesas chegaram a emitir um alerta de tsunami, cancelado posteriormente.      

veja também