MENU

Mundo

Uso de celular está entre principais causas de acidentes de trânsito nos EUA

Uso de celular está entre principais causas de acidentes de trânsito nos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Mais de 5.800 pessoas morreram e 515 mil ficaram feridas em 2008 em acidentes de trânsito nos Estados Unidos vinculados à direção distraída, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 30 de setembro.

Os números, retirados de relatórios policiais, foram divulgados no início de uma conferência do governo sobre uso de celular e outras distrações ao volante conduzida pelo secretário dos Transportes, Ray LaHood.

Um outdoor colocado em uma rua de Indianapolis (Indiana, EUA) usou uma mensagem cheia de abreviações para incentivar os motoristas a não digitarem textos enquanto dirigem. ''A propósito [bth, abreviação de by the way], não digite e dirija. Muito obrigado [tyvm, abreviação de thank you very much]'', diz o texto.

Os dados são significativos, mas podem não mostrar todo o problema uma vez que identificar distração como causa de acidentes, especialmente em acidentes fatais, é difícil, afirmaram autoridades do departamento dos Transportes e especialistas em segurança.

Entre as principais causas de acidentes no trânsito por distração nos EUA estão uso de celular para falar e enviar mensagens, comer, conversar com passageiros e manipular o rádio ou outros controles do veículo, apontam especialistas em segurança.

Montadoras de veículos, indústria da telefonia celular, parlamentares e outros grupos apoiam esforços para se proibir o envio de mensagens de texto enquanto se dirige. Por outro lado, impedir o uso do celular tem recebido menos apoio.

Cerca de 6% dos motoristas, ou 812 mil pessoas em um dado momento, tinham em 2007 por hábito usar celulares ao volante, enquanto 1% utilizaram outros aparelhos portáteis para enviar mensagens ou ler. Cerca de 37 mil pessoas morreram em estradas dos Estados Unidos no ano passado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições