MENU

Mundo

Vaticano encerra simpósio com criação de centro contra abuso infantil

Vaticano encerra simpósio com criação de centro contra abuso infantil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

iG São Paulo

Bispo observa que na Ásia em geral, um cultura de &vergonha& impede que vítimas e famílias falem sobre a pedofilia

A Igreja Católica inaugurou um centro internacional online contra a pedofilia nesta quinta-feira, no encerramento de um encontro de quatro dias com o objetivo de pôr fim a décadas de abusos sexuais e ocultação.

Simpósio do Vaticano: 1º dia: Vaticano discute sobre abuso de menores por sacerdotes 2º dia: Vítima irlandesa de padre pedófilo conta seu drama
3º dia:
Casos de pedofilia custaram mais de US$ 2 bi à Igreja Católica

 

 

Cardeal Reinhard Marx participa de coletiva ao fim do simpósio sobre abuso sexual infantil em Roma

Foto: AP

 

O novo Centro de Proteção à Criança terá sua sede na Alemanha, com filiais na Argentina, Equador, Gana, Índia, Indonésia, Itália e Quênia, buscando reunir pesquisas e outras maneiras de prevenir o abuso de crianças por membros do clero.

O centro de &e-learning& "é apenas uma parte da renovação da Igreja," disse o Cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique, em uma coletiva de imprensa. "Esse momento histórico nos obriga a uma atitude, ao mesmo tempo, de humildade e ação... A perda de credibilidade está longe do fim, mas reconstruiremos nossa credibilidade passo a passo."

Após os quatro dias de debate, 200 líderes da Igreja escutaram uma palestra sobre as diferenças culturais na Ásia diante do escândalo da pedofilia. Essa reinão teve um papel, segundo vários participantes, de formação de muitos bispos, que precisam trocar experiências sobre um assunto que ainda é tabu.

Muitos temas, como a violação de deficientes ou o tratamento das vítimas de abusos e de criminosos, foram abordados de maneira direta.

Desde maio do ano passado, bispos do mundo inteiro foram ordenados pela Congregação do Vaticano para a Doutrina da Fé a desenvolver, no período de um ano, dispositivos de luta contra a pedofilia, em conformidade com os requisitos de Roma e de colaborar com a justiça civil.

Esse simpósio, organizado pela Universidade Jesuíta, é uma etapa para ajudar as conferências episcopais a cumprir este prazo, fornecendo diretrizes claras e informações.

O arcebispo de Manila, Luis Chito Tagle, reconheceu nesta quinta-feira que as conferências episcopais da Ásia ainda não colocaram em ação as novas disposições, que por vezes são confrontadas com dificuldades e com a não motivação de alguns bispos.

Quando são em pequeno número, por exemplo no Laos e no Camboja, simplesmente não há condições de responder de forma rápida às recomendações do Vaticano, observou.

Um especialista brasileiro e o arcebispo de Manila explicaram que as diretrizes do Vaticano podem ser mal interpretadas pelos padres e fiéis. Segundo o professor Edênio Valle, psicólogo conselheiro dos bispos brasileiros, eles "não sabem o que devem fazer" contra a pedofilia, "tolerada culturalmente".

"Nenhuma medida eficaz foi prevista pela igreja brasileira em curto, médio ou longo prazo", explicou Valle.

O bispo Tagle observou que na Ásia em geral, uma cultura de "vergonha" impede que as vítimas e suas famílias falem sobre o abuso pedófilo. Diante da imprensa, Tagle, nomeado no fim de 2011 arcebispo da maior diocese da Ásia explicou que uma vítima dificilmente iria expor o seu caso à justiça e procuraria de preferência a própria igreja.

Outra reação comum é a relutância: "Um pai deve entregar o seu filho?", é uma reação que se ouve entre os bispos, quando se trata de denunciar uma conduta de um padre.

De acordo com Tagle, o celibato imposto aos sacerdotes da Igreja Católica deveria seria mais bem explicado, implicitamente reconhecendo que é um problema. "Alguns acreditam que o celibato é apenas uma regra que uma igreja conservadora decidiu manter por causa da tradição", lamentou.

Reinhard Marx, arcebispo de Munique, admitiu que "os últimos dez anos, vários líderes da igreja passaram a considerar prioridade proteger as instituições e esconder a terrível verdade em vez de reconhecê-la em todo o seu horror".

É precisamente a partir de Munique que deve ser gerado o centro on-line, acessível para o mundo inteiro, incorporando os conhecimentos mais atualizados sobre as múltiplas dimensões do problema da pedofilia.

Com AFP


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições