MENU

Mundo

Vazamento de petróleo pode ser o pior no Mar do Norte desde 2000

Vazamento de petróleo pode ser o pior no Mar do Norte desde 2000

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:31

Plataforma Gannett Alpha, da Shel, é vista no Mar

do Norte em foto de 2009 (Foto: Reuters)

  O rompimento de um oleoduto da Shell no Mar do Norte provocou um "substancial" derramamento de óleo, que ainda está vazando para as águas, informaram a empresa e o governo britânico nesta segunda-feira (15).

O Departamento de Energia e Mudança Climática do Reino Unido afirmou que "as estimativas atuais são de que o vazamento pode ser de várias centenas de toneladas."

Um derramamento de petróleo nessa escala seria o pior no Mar do Norte desde 2000, quando mais de 500 toneladas vazaram, segundo dados do departamento.

De acordo com a Royal Dutch Shell, aproximadamente 216 toneladas de petróleo, o equivalente a 1.300 barris, se espalharam para o Mar do Norte, em um "vazamento significativo".

"Continuam os trabalhos para impedir a saída do petróleo remanescente na tubulação. Avaliamos que a atual taxa de vazamento é de menos de cinco barris por dia", informou a petrolífera em um comunicado separado, nesta segunda.

O óleo proveniente do poço de Gannet, da Shell, está escapando para o mar desde quarta-feira, mas a quantidade diminuiu depois que a empresa o fechou, no mesmo dia.

Como comparação, no ano passado, quase 5 milhões de barris vazaram no Golfo do México, de um poço da BP.

"No contexto da UK Continental Shelf, o derramamento é substancial", disse um porta-voz do departamento, acrescentando que está sendo feita uma reavaliação da dimensão do problema.

A Shell informou que o incidente era um "vazamento significativo no contexto anual de óleo derramado no Mar do Norte."            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições