MENU

Mundo

Vazamento tóxico diminui na Hungria e não ameaça rio Danúbio

Vazamento tóxico diminui na Hungria e não ameaça rio Danúbio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Os níveis da poluição causada por um vazamento de lodo tóxico de uma indústria de alumina na Hungria diminuíram no rio Danúbio e não representam risco de uma catástrofe biológica ou ambiental nessa grande via fluvial europeia, disseram autoridades húngaras nesta sexta-feira.

O ministro do Interior, Sandor Pinter, disse em entrevista coletiva à imprensa que o derramamento não afetou até o momento o suprimento de água potável. A porta-voz do governo Anna Nagy afirmou que a cadeia alimentar não foi contaminada.

"Não vamos nem considerar agora a poluição que foi para o Danúbio como poluição real, já que os materiais que foram para o rio têm níveis de pH abaixo de 9, o que, considerando a (o grande volume) água, vai diluir-se em poucos quilômetros", afirmou Pinter. "...Não terá uma extensão que possa causar danos ambientais ou biológicos", acrescentou ele.

Tibor Dobson, porta-voz das equipes encarregadas do desastre, disse à Reuters que os níveis de pH estão entre 8 e 8.2 no Danúbio, o que poderia ser considerado "normal", um número menor do que o nível ao redor de 9 quando o lodo chegou ao Danúbio, na quinta-feira.

As causas do desastre permanecem desconhecidas.

Cinco pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas no desastre que na segunda-feira afetou vilarejos situados 160 quilômetros a oeste de Budapeste. Outras três pessoas estão desaparecidas.     Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições