MENU

Mundo

Velório de Mandela em Pretória reabre pela última vez

Velório de Mandela em Pretória reabre pela última vez

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:04

velório de mandelaO velório de Nelson Mandela recomeçou nesta sexta-feira (13) pelo terceiro e último dia na sede do governo da África do Sul, em Pretória, onde os cidadãos terão a última oportunidade de se despedir de seu líder antes da transferência do corpo neste sábado (14) para Qunu, aldeia onde Mandela passou a infância e desejava ser enterrado.

"Madiba", como é carinhosamente chamado, morreu há uma semana, aos 95 anos, em sua casa em Johanesburgo, após lutar contra problemas respiratórios. Ele será enterrado neste domingo (15), em uma cerimônia que deve ser acompanhada por milhares de pessoas.

Assim como nos dois dias anteriores, o cortejo fúnebre voltou a transportar o corpo de Mandela do Hospital Militar de Pretória até o edifício Union Buildings, sede do Executivo sul-africano. O trajeto foi escoltado por batedores da polícia.

 

Vários cidadãos, que já formavam filas quilométricas no começo da manhã desta sexta, cumprimentaram com entusiasmo a passagem do cortejo, que chegou à sede governamental por volta das 8h locais (4h de Brasília).

A exemplo dos outros dias de velório, Mandla Mandela, neto do ex-presidente sul-africano, esteve ao lado do caixão do avô durante o percurso. Segundo a tradição do clã Thembu do povo xhosa, etnia à qual pertence o clã Mandela, um homem adulto da família deve acompanhar o corpo até o enterro do ente querido.

Uma banda militar executou o hino nacional pouco antes da chegada do carro fúnebre ao prédio governamental. Em seguida, vários militares transferiram o caixão até o altar colocado no centro do pátio do Union Buildings.

Depois que as Forças de Segurança e os serviços de emergência prestaram reverência ao herói sul-africano, começou o desfile de cidadãos, que, em profundo silêncio e passos rápidos, deram adeus a Mandela.

O público terá nesta sexta uma última oportunidade de se despedir do ícone da luta contra o apartheid. A exibição pública do corpo termina às 17h30 locais (13h30 de Brasília).

Segundo as autoridades de Pretória, mais de 20 mil pessoas compareceram à capela durante a quinta-feira (12). Um número ainda maior é esperado para esta sexta.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições