MENU

Mundo

Venezuela anuncia prisão de suposto mercenário americano

Venezuela anuncia prisão de suposto mercenário americano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

iG São Paulo

EUA, no entanto, se mostram céticos frente a declarações de Chávez e exigem permissão para acesso ao cidadão americano

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, informou que as forças de segurança venezuelanas capturaram um suposto \"mercenário\" americano que tentou entrar ilegalmente na Venezuela.

Apoio: Ator e diretor americano Sean Penn vai a comício de Chávez

\"Capturamos há quatro ou cinco dias um cidadão americano de origem latina, que estava entrando ilegalmente na Venezuela pela Colômbia. Detivemos o sujeito, que está preso agora mesmo\", anunciou Chávez, durante evento eleitoral.

Chávez fala durante visita a complexo de casas em Catia La Mar%2C Venezuela

Foto: AP

O mandatário explicou que o homem, cujo nome não foi revelado, \"rasgou seu passaporte\" juntamente com um caderno \"cheio de coordenadas\".

\"Em seu passaporte, que ele rasgou, e um caderno que carregava, ele registrava entradas e saídas nos últimos anos do Iraque, Afeganistão, Líbia. Além disso, ele tem toda a aparência de ser um mercenário\", destacou, acrescentando que o suspeito está sendo interrogado.

O presidente afirmou que fatos como esse obrigam o governo a ativar \"muitos mais alertas de toda parte\". Chávez recordou que em 2004 o governo deteve supostos paramilitares colombianos que aparentemente a oposição trouxe para a Venezuela para assassiná-lo.

\"Recordemos o que ocorreu uma vez, começando pelo candidato burguês e toda essa camada de apátridas que trouxeram quase 200 mercenários para incendiar Caracas. Vejam o ódio que tem essa gente contra a pátria de Bolívar\", finalizou.

Reação

Após as declarações de Chávez, os EUA expressaram ceticismo e disseram que os diplomatas do país deveriam ter permissão de acesso ao homem caso sejam verdadeiras as declarações de Chávez.

Um alto funcionário da Embaixada dos EUA disse nesta sexta-feira não ter ainda informação oficial sobre a suposta prisão.

*Com Ansa e Reuters


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições