MENU

Mundo

Vice-premiê britânico quer análise legal sobre prisão de David Miranda

Vice-premiê britânico exige análise legal sobre prisão de David Miranda

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:05
Vice-premiê britânico exige análise legal sobre prisão de David MirandaO vice-primeiro-ministro do Reino Unido, Nick Clegg, pediu que sejam feitas verificações urgentes para ver se foi legal a detenção do brasileiro David Miranda sob as leis antiterrorismo.
 
Clegg disse neste sábado (24) que não foi consultado antes da detenção de Miranda, parceiro do jornalista Glenn Greenwald, que liderou a cobertura sobre documentos vazados pelo ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional Edward Snowden sobre os programas eletrônicos de espionagem dos EUA e britânico.
 
Miranda, que transportava documentos fornecidos por uma jornalista que mora em Berlim, também ligada a Snowden, para Greenwald, foi liberado sem acusações, mas teve confiscados seu computador, telefone, um disco rígido e cartões de memória.
 
Na quinta-feira, a polícia disse que os documentos eram "muito sensíveis" e, se divulgados, poderiam colocar vidas em risco.
 
Em artigo publicado no jornal The Guardian, que publicou muitos dos vazamentos de Snowden, Clegg disse que não foi consultado antes de Miranda ter sido detido sob as leis antiterrorismo do Reino Unido, o que permite à polícia deter e interrogar os passageiros que viajam através de aeroportos e portos para determinar se eles estão envolvidos no planejamento de atos terroristas.
 
"Eu reconheço as muitas questões levantadas sobre o uso da lei de terrorismo de 2000, para esses fins", escreveu ele. "É extremamente importante que o revisor independente (...) informe rapidamente sobre se este foi um uso legítimo da lei e se essa legislação deva ser ajustada."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições