MENU

Mundo

Vitor Yanukovich toma posse na Ucrânia

Vitor Yanukovich toma posse na Ucrânia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O vencedor da eleição presidencial da Ucrânia, Victor Yanukovich, tomou posse nesta quinta-feira no Parlamento e se tornou o quarto chefe de Estado do país desde a independência em 1991.

"Eu, Viktor Yanukovich, eleito presidente da Ucrânia pela vontade do povo, juro fidelidade a Ucrânia", declarou, com a mão direita sobre a Constituição e sobre uma das edições mais antigas da Bíblia, do século XVI.

O novo presidente ucraniano aproveitou o discurso de posse para afirmar que o país deve ser um "Estado europeu não alinhado", em uma indicação de que não buscará a adesão à Otan nem a alianças militares lideradas pela Rússia.

"Os desafios que a comunidade internacional enfrenta significam que temos que nos unir em um formato mais amplo. Estamos dispostos a participar neste processo como um Estado europeu não alinhado", declarou.

Yanukovich já manifestara diversas vezes que não ser favorável à entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e nunca demonstrou entusiasmo por uma adesão à Organização Coletiva do Tratado de Segurança (OCTS), liderada pela Rússia.

Yanukovich, 59 anos, sucede o pró-ocidental Viktor Yushchenko, que há cinco anos o derrotara na eleição presidencial.

Na ocasião, a 'vitória' de Yanukovich, abertamente apoiado pela Rússia, foi anulada por fraudes sob a pressão da revolta popular pacífica e pró Ocidente, chamada de "Revolução Laranja".

Viktor Yushchenko e a primeira-ministra Yulia Tymoshenko, vencida na eleição deste ano, mas que se nega a reconhecer a derrota, não compareceram à cerimônia de posse, que teve a presença de alguns líderes estrangeiros.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições