MENU

Mundo

Vulcão causa cancelamentos de voos na Indonésia

Vulcão causa cancelamentos de voos na Indonésia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

A erupção do vulcão do Monte Merapi, na Indonésia, obrigou o presidente americano, Barack Obama, a encurtar sua visita ao país e fez com que companhias aéreas internacionais cancelassem voos em função da segurança. O Merapi, que fica a centenas de quilômetros a leste de Jacarta, tem soltado nuvens massivas de cinzas e gás  nas últimas duas semanas, matando ao menos 153 pessoas e causando caos nas regiões próximas.

O supervisor de operações do aeroporto internacional de Jacarta Syaiful Bahri, disse que a preocupação com as cinzas fizeram muitas companhias cancelarem voos. Entre as empresas estão Cathay Pacific, Value Air, Qantas e Malaysia Air.

Merapi está situado bem no meio de uma região extremamente habitada no centro da Ilha de Java. Mais de um milhão de pessoas vivem sob a ameaça de uma explosão do domo de lava, de nuvens incandescentes e lahars - avalanches de lodo formados pela fluidificação de materiais vulcânicos saturados de água, comportando-se como um fluido viscoso.

Devido aos riscos, o Merapi é o vulcão mais vigiado da Indonésia, com sua atividade acompanhada permanentemente por sismógrafos que estudam os movimentos provocados notadamente pela subida do magma.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições