MENU

Vulcão entra em erupção após 400 anos na Indonésia

Vulcão entra em erupção após 400 anos na Indonésia

Atualizado: Segunda-feira, 30 Agosto de 2010 as 9:03

Milhares de indonésios tiveram que deixar suas casas neste domingo (29) depois que um vulcão entrou em erupção pela primeira vez em 400 anos, expelindo lava e soltando fumaça e pó a uma altura de até 1.500 metros.

O Monte Sinabung, em Sumatra, entrou em erupção perto de meia-noite (horário local) após emitir estrondos por vários dias, provocando pânico entre os residentes locais antes do início de uma retirada em massa.

Duas pessoas morreram por problemas respiratórios e outra por ataque cardíaco, enquanto outros moradores locais ficaram feridos durante acidentes nas estradas, já que caminhões, ambulâncias e ônibus foram mobilizados para participar da operação de resgate. A Indonésia encontra-se no Anel de Fogo do Pacífico, uma área rodeada de vulcões e fraturas geológicas. A erupção fez com que as autoridades emitissem um alerta vermelho de evacuação.

As autoridades retiraram pelo menos 10 mil  pessoas nas zonas altas nas encostas do vulcão de 2.460 metros e as levaram a refúgios temporários, numa zona predominantemente agrícola. Elas foram orientadas a permanecer nos refúgios por uma semana, segundo autoridades locais.

Postado por:Thatiane de Souza

veja também