MENU

Vulcão faz coluna de cinzas de 3 km de altura perto da Cidade do México

Vulcão faz coluna de cinzas de 3 km de altura perto da Cidade do México

Atualizado: Sexta-feira, 3 Junho de 2011 as 2:39

O vulcão Popocatépetl, localizado próximo à Cidade do México, expeliu nesta sexta-feira (3) uma coluna de cinzas que alcançou uma altura de aproximadamente 3 quilômetros, informou o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred) da Secretaria de Governo do México.

O vulcão, que tem uma altura de 5.426 metros acima do nível do mar, é a segunda maior montanha do México, lança fumaça regularmente e é visível de algumas áreas da Cidade do México.

  O vulcão Popocatepetl visto nesta sexta-feira (3) a partir da cidade mexicana de Puebla (Foto: AFP)     O Cenapred disse em um comunicado que a emissão de cinzas desta sexta-feira começou com um "tremor" que foi "aumentando sua amplitude por alguns minutos", mas que depois diminuiu.

  O vulcão Popocatepetl visto nesta sexta-feira (3)

a partir da cidade mexicana de

Puebla (Foto: Reuters)     Os ventos inicialmente deslocaram as cinzas em direção oeste, rumo ao Estado do México. No entanto, à medida que ganhou altitude, "mudou o rumo para o leste-nordeste".

Atualmente o sistema de alerta vulcânico, que consta de três cores - verde (normal), amarelo (alerta) e vermelho (alarme) -, se encontra no amarelo, e a emissão de cinzas não mudou a situação.

Por enquanto, as autoridades mantêm a proibição de se chegar a mais de 12 quilômetros da cratera.

Segundo um estudo recente da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM) do México, o Popocatépetl perdeu quatro de suas geleiras nos últimos 15 anos por conta do aquecimento global.        

veja também