MENU

Mundo

Vulcão lança cinzas por mais de 1.200 metros na Indonésia

Vulcão lança cinzas por mais de 1.200 metros na Indonésia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O vulcão Rinjani, na ilha de Lombok (sul da Indonésia) lançou nesta terça-feira uma coluna de cinzas de mais de 1.200 metros de altura, mas por enquanto não representa um perigo para as localidades próximas e também não alterou o tráfego aéreo na região.

O Centro de Vulcanologia e Controle de Desastres Geológicos da Indonésia mantém o nível de risco em ''Alerta'', o segundo de quatro estágios, pois está descartada uma erupção iminente.

No entanto, recomendou que as pessoas não se aproximem a menos de quatro quilômetros do vulcão, além do uso de máscaras de proteção nas áreas próximas caso que as nuvens de cinza, que são prejudiciais para o sistema respiratório, continuem na atmosfera.

Até o momento, os especialistas encontraram cinza vulcânica em localidades a mais de treze quilômetros do Barujari, nome da cratera ativo do vulcão Rinjani.

A atividade do Rinjani, segundo vulcão mais alto do arquipélago indonésio com 3.726 metros, aumentou em maio de 2009. Desde então, frequentemente o vulcão lançou lava e colunas de cinza à atmosfera, embora nenhuma do tamanho da de hoje.

Segundo o Smithonian Institute, que estuda a atividade vulcânica no mundo todo, as erupções neste local acontecem periodicamente desde 1847, mas costumam ser moderadas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições