MENU

Mundo

WikiLeaks mostra vídeo sobre rotina de Assange como "animal na jaula"

WikiLeaks mostra vídeo sobre rotina de Assange como "animal na jaula"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

O site de vazamento de informações WikiLeaks divulgou nesta quinta-feira um vídeo sobre as condições da prisão domiciliar de seu fundador, Julian Assange. No vídeo, seus apoiadores dizem que ele vive como um animal enjaulado e sugerem que o governo britânico está espionando a casa.

Assange completa nesta quinta-feira seis meses de prisão domiciliar em uma casa no condado de Norfolk, enquanto luta contra a extradição para a Suécia por acusações de crimes sexuais, os quais nega. Ele deve ir todos os dias para a delegacia para comprovar seu paradeiro, além de usar uma tornozeleira com localizador.

No vídeo, intitulado "Prisão Domiciliar", o WikiLeaks mostra uma das três câmeras instaladas nos arredores da residência Ellingham Hall, colocadas depois da sentença de Assange.

"Acreditamos que estão vigiando todos que entram e saem da propriedade", diz Sarah Harrison, membro da equipe do site.

Harrison é quem diz, enquanto dirige seu carro, que Assange está sendo tratado como "um animal enjaulado" e reclama em tom de indignação do exagero das medidas adotadas contra o fundador do site.

O dono da mansão, Vaughan Smith, diz não se especialista em câmeras, mas que é possível que elas registrem as placas dos carros que entram em sua casa. "Acredito que o país está cheio delas, mas não sei porque precisa haver tantas ao redor da minha casa", disse.

O vídeo de pouco mais de cinco minutos foi divulgado pelo jornal britânico "The Daily Telegraph" e mostra como Assange vive em Norfolk, as caixas que enviam o sinal de sua tornozeleira e a rotina repetitiva de ir até a delegacia.

O diretor do grupo defensor das liberdades civis Big Brother Watch, Daniel Hamilton, disse hoje que as câmeras deveriam ser retiradas, já que são uma "indignante invasão da intimidade" de Assange.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições