MENU

Wyclef Jean se reúne com presidente do Haiti para falar de candidatura

Wyclef Jean se reúne com presidente do Haiti para falar de candidatura

Atualizado: Sexta-feira, 20 Agosto de 2010 as 10:38

O presidente do Haiti, Rene Preval, se reuniu com o cantor de hip hop Wyclef Jean por mais de duas horas nesta quinta-feira (19), aumentando as especulações em torno de sua possível candidatura à Presidência do país nas eleições do dia 28 de novembro. Nesta quinta, o nome do cantor não apareceu na lista de candidatos aprovados pelo conselho eleitoral provisório do Haiti que atendem aos requisitos legais para se apresentarem na eleição.

"Me sinto bem. Sinto que eu e o presidente votamos há cinco anos pela mesma pessoa que estava sentada à minha frente hoje", disse o cantor. Segundo a agência de notícias Associated Press, Jean afirmou estar esperançoso de que o conselho eleitoral pondere e aceite sua candidatura. "Há uma tendência para esse lado."

Horas após o encontro, Jean postou em seu perfil no microblog Twitter uma foto dele cumprimentando Preval, que não pode concorrer à reeleição. No começo desta semana, o cantor havia dito que recebeu ameaças de morte . Jean é muito popular no país caribenho. O Haiti se esforça para recuperar-se do terremoto devastador de 12 de janeiro que deixou até 300 mil mortos e destruiu boa parte da capital, Porto Príncipe. A lei eleitoral haitiana requer que os candidatos tenham cinco anos consecutivos de residência no Haiti, além de outras exigências, como situação tributária em dia.

Jean deixou seu país aos 9 anos de idade para fixar-se nos Estados Unidos, onde iniciou e desenvolveu sua carreira musical internacional. Seus advogados dizem que ele atende aos requisitos para ser candidato à Presidência e mora no Haiti há mais de cinco anos.

Objeções de caráter legal foram feitas a vários outros candidatos, entre eles Jacques Edouard Alexis, ex-primeiro-ministro em duas ocasiões, e Leslie Voltaire, urbanista formado nos EUA e ex-ministro que desde o terremoto está intensamente envolvido na reconstrução do Haiti.

veja também