MENU

Mundo

Zapatero ofereceu aos EUA aumentar presença militar na Espanha

Zapatero ofereceu aos EUA aumentar presença militar na Espanha

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, "tentou agradar o presidente (americano) Barack Obama" quando, há quase dois anos, ofereceu ao país reforçar sua presença militar na Espanha e instalar na base de Rota a sede da Africom, revelou nesta quarta-feira (8) o jornal "El País".   Em um novo capítulo dos documentos secretos da embaixada americana em Madri, publicados pelo site WikiLeaks, o jornal espanhol relata que, há quase dois anos, Zapatero ofereceu a Washington instalar em sua base militar de Rota o recém-criado comando do Pentágono para a África, o Africom, provisoriamente instalado em Stuttgart, na Alemanha.

Segundo os documentos, Zapatero teria insistido sobre esta oferta, em janeiro, junto ao embaixador da administração Obama, mas o jornal indica que os "Estados Unidos ainda não decidiram".

"Todas as portas estão abertas para você", disse Zapatero a Alan Solomont, novo embaixador dos Estados Unidos em Madri, que o recebeu pela primeira vez em 22 de janeiro.

De acordo com o "El País", "a Espanha está aberta a aumentar a presença dos Estados Unidos na base naval de Rota (Cádiz) para que sirva aos objetivos do Africom", escreveu Solomont na nota que resume suas duas horas de audiência com Zapatero.

A Africom, sexto comando militar regional do Pentágono, foi criado em 2007 e dedica-se especificamente à África, sob o comando do general William Ward. Está operante desde 2008.

Seu principal objetivo é "ajudar os exércitos africanos a melhorar sua eficácia e a coordenarem-se entre si e com os Estados Unidos para combater o terrorismo, a pirataria e o crime organizado".    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições