Saiba como se livrar da caspa

Saiba como se livrar da caspa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

Irritação no couro cabelo, coceira, cabelos parecendo extremamente sujos e mal cuidados esses são alguns dos resultados de quem tem caspa.

As pessoas que sofrem com o problema buscam incessantemente uma solução definitiva, mas é uma tarefa difícil.

"A caspa é influenciada por causas genéticas e alterações hormonais que aumentam a oleosidade do couro cabeludo", explica o dermatologista Adilson Costa. Situações de estresse, variações de temperatura - como o ar frio e seco -, má higiene do couro cabeludo e uma alimentação rica em gorduras ou em carboidratos refinados (como arroz, macarrão e pão brancos) pioram o problema.

Para quem tem dúvidas se deve ou não lavar os cabelos todos os dias a dica ideal é lavar sim, ainda mais se houver oleosidade excessiva ou o couro cabeludo tiver um quadro inflamatório.

Quando estiver com o couro cabeludo inflamado, evite tinturas e alisamentos, que irritam ainda mais e agravam o problema também.

Leia também:

O perfume que combina com a sua mãe

O presente ideal para a sua mãe

Os diferentes tipos de rímel

A caspa não é transmissível, fique tranquila, nem mesmo se você usar o mesmo pente ou a escova de cabelo de quem tem o problema.

O problema não tem cura e pode acompanhar a pessoa ao longo de sua vida, com períodos de melhora e piora. Porém, com o tratamento adequado é possível reduzir os sintomas, como coceiras e descamações.

Segundo o dermatologista Bedin, um dos cuidados para evitar ou diminuir a caspa seria tomar banho com água morna ou fria (lembre-se: a água quente agrava o ressecamento). Outra dica é evitar as situações estressantes, sempre que possível. "Evite ainda ficar com o cabelo úmido por muito tempo e use um xampu específico para tratar a caspa três vezes por semana", aconselha Adilson.

 

 

 

Com informações de M de Mulher

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições