As cidades mais fumantes do país no dia mundial sem tabaco

As cidades mais fumantes do país; cuide da saúde

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco. O objetivo é lembrar os perigos do fumo, discutir as estratégias da indústria para seduzir novos usuários e provocar ações contra o tabaco. 

O tabagismo é a maior causa de morte evitável em todo mundo pois advem dele doenças crônicas como o câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. 

Os dados são de que cerca de 1/3 da população mundial é fumante e 5 milhões morrem por ano em consequência do uso do cigarro.

O número de fumantes no Brasil chega a quase 32 milhões. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tabaco é causador de 200 mil mortes por ano. A frequência de adultos fumantes varia bastante de acordo com a cidade. 

Maceió é a cidade com índice mais baixo de fumantes, alcançando um total de apenas 7,8%, já em Porto Alegre esse número chega a 22,6%. Em seguida à capital gaúcha estão Curitiba, com 20,2% e São Paulo, com 19,3%.

Porto Alegre ainda lidera em ambos sexos com 24,6% entre os homens e 20,9% entre as mulheres. 

Curitiba tem 24,4% de fumantes homens e 16,5% mulheres. Já São Paulo, que fica em terceiro lugar no ranking tem 22,2% de homens fumantes e 16,8% de fumantes entre as mulheres.

Quem fuma tem 20 e 30 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão.

Leia também:

Sinta-se mais jovem com algumas dicas

Pessoas otimistas podem viver mais

As atividades físicas que aquecem no inverno

Alguns outros perigos do tabaco à saúde:

- Doenças cardiovasculares;

- Doenças respiratórias;

- Impotência sexual no homem;

- Infertilidade na mulher;

- Osteoporose; e

- Catarata. 

Mulheres que usam cigarro associado também à anticoncepcionais aumentam em 10 vezes o risco de sofrer derrame e infarto.

“O fumo realmente acarreta uma série de doenças, que podem ser prevenidas com a interrupção desse hábito”, afirma Christina Pinho, pneumologista do Hospital São Vicente de Paulo. 

A pneumologista indica que o fumante que pretende largar o tabaco busque ajuda profissional para controlar os sintomas da abstinência.

Não são somente as pessoas que são afetadas pelo uso do tabaco, o meio ambiente também é prejudicado. Por isso, o tema nacional para o Dia Mundial Sem Tabaco deste ano é “Fumar: faz mal para você, faz mal para o planeta”. 

As palestras e eventos pelo país devem destacar os danos causados pelo tabaco desde seu cultivo até a dependência química dos usuários.

O tabagismo passivo também ganha destaque na questão de combate ao fumo, a inalação da fumaça do cigarro por não fumantes, que convivem com fumantes em lugares fechados causa 30% a mais risco de desenvolver um câncer de pulmão e até 24% a mais de risco de ter um infarto”.

Há inclusive um aumento do índice de doenças respiratórias em crianças com pais fumantes.

O cigarro conta com cerca de 4.720 substâncias tóxicas, além da nicotina e monóxido de carbono, a fumaça do cigarro possui substâncias radioativas como polônio 210 e cádmio (aquele das baterias dos carros). 

O corpo de um usuário já é capaz de sentir mudanças em apenas 20 minutos depois de parar de fumar.

 

 

 

 

Com informações de Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições