Crianças nascidas por cesárea têm mais chances de obesidade

Crianças nascidas por cesárea têm mais chances de obesidade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:12

Uma pesquisa americana apontou que diferentemente das crianças nascidas por parto normal, as que vieram ao mundo através de cesárea correm duas vezes mais risco de serem obesas.

Os pesquisadores atribuíram a causa o fato de que a cirurgia possa afetar a flora bacteriana do aparelho digestivo, causando alterações no modo como o alimento é digerido. 

Os especialistas disseram haver diferenças na composição da flora bacteriana do aparelho digestivo adquirida no parto normal e na cesária.

Leia também:

As atividades físicas que aquecem no inverno

Saiba como controlar a ansiedade para ter uma vida mais saudável

Foram acompanhadas 1.255 mulheres com seus bebês de 1999 a 2002 durante todo o estudo. Os bebês foram medidos e pesados ao nascer e quando atingiram três anos, 1/4 havia nascido de cesárea e o restante por parto normal.

Foi encontrada uma relação entre massa corporal, espessura da pele e a forma como a criança nasceu e também descoberto que as mulheres que fizeram cesária tendiam a pesar mais que as que tiveram parto normal - uma característica que poderia influenciar a tendência a obesidade em seus bebês.

Apesar de os resultados serem interessantes, a amostra do estudo ainda é pequena. Segundo Patrick O'Brien, porta-voz do Royal College de obstetras e ginecologistas: "É preciso tentar replicar esses resultados em um grupo maior de mulheres".

 

 

 

Com informações de Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições