Estudo conclui que 2030 contará com aumento em 75% nos casos de câncer

2030 contará com aumento em 75% nos casos de câncer

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

De acordo com um estudo, por conta de fatores demográficos e de estilos de vida, haverá em 2030 possívelmente aumento em quase 75% nos casos de câncer.

A equipe de pesquisa concluiu que em 2008 havia 12,7 milhões de novos casos de câncer, número que saltaria para 22,2 milhões em 2030, com 90% deste aumento registrado nos países mais pobres.

A redução na incidência da doença vinculada a infecções foi contrabalançada pelos cânceres de cólon, reto, mama e próstata, associados a uma dieta "ocidentalizada" em muitos países, disseram os cientistas.

Foram usados dados de estudos sobre casos de câncer em 184 países.

No ano de 2008, os casos de câncer de mama, pulmão, colorretal e próstata corresponderam à metade dos casos de câncer registrados em países ricos. Em países de renda mediana, cânceres de esôfago, estômago e fígado foram relativamente mais frequentes.

Leia também:

As cidades mais fumantes do país no dia mundial sem tabaco

Pessoas otimistas podem viver mais

Estudo diz que AVC seria a principal causa de morte no Brasil

Em ambas categorias de países se constatou uma queda nas incidências de câncer cervical e de estômago nos últimos anos.

O câncer cervical ou de colo de útero foi particularmente numeroso nos países mais pobres, superando os casos de câncer de mama e de fígado.

O estudo destacou que: "Se as tendências específicas para câncer e sexo estimadas neste estudo se mantiverem, prevemos um aumento na incidência de casos de todos os cânceres de 12,7 milhões de novos casos em 2008 para 22,2 milhões em 2030".

"Intervenções direcionadas podem levar a uma redução do aumento estimado, através de estratégias de prevenção primárias eficazes, juntamente com a implementação de vacinação, detecção precoce e programas eficazes de tratamento", finalizou.

 

 

 

 

Com informações de Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições