É muito comum ter tempo para estudar e não conseguir — seja por falta de organização ou até mesmo por tédio. Para tornar a rotina de estudos mais prática e eficaz, o professor de Técnicas de Estudo e especialista em concursos públicos, Charles Peterson, orienta a trabalhar com prazos.
“Estudar com prazo bem definido gera engajamento, o que torna o dia a dia de estudo muito mais dinâmico, pois, com um prazo estabelecido, não há tempo a perder. Quanto mais envolvido com o projeto você estiver, mais motivado ficará”, explica o especialista.
Outra dica é colocar suas metas no papel: fazer um planejamento do que você pretende conseguir e em quanto tempo. Para tornar tudo ainda mais prático, veja as orientações do especialista para estudar com esses prazos:
1. Estabeleça o prazo por assunto. Isso te ajudará a dominar determinado conteúdo.
2. Crie desafios inspiradores. Faça, por exemplo, um simulado por mês e uma revisão semanal de todos os tópicos já estudados. Além do cronograma do dia, faça dois exercícios de português todos os dias. A cada semana, aumente o número de exercícios diários de português e elabore questões de leis que possuam poucos exercícios. Faça atividade física diariamente e prive-se de redes sociais, caso não consiga cumprir o cronograma de estudo. Se recompense com programas agradáveis por ter cumprido a meta semanal e insira sua preparação para concursos em uma visão mais ampla e inspiradora.
3. Estabeleça quantas provas irá fazer. Charles Peterson ressalta que objetivo aqui é fazer você estudar com empenho, já que tem prazo para passar. Não quer dizer necessariamente que você irá desistir, caso não passe dentro deste prazo.
4. Tenha metas semanais de estudo. Antes da semana começar é muito bom que o aluno já tenha definido, pelo menos quantas horas vai estudar na semana; quais tópicos vai estudar e quantos exercícios vai fazer.
5. Queira passar nos primeiros lugares. Estabeleça uma meta desafiadora que irá exigir toda sua capacidade, foco e motivação!
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições