MENU

Saúde

Corrida de rua: dicas para quem quer começar

Segundo especialista, é importante seguir recomendações e manter um preparo físico para avançar na prática da corrida.

Fonte: GuiameAtualizado: terça-feira, 11 de abril de 2017 às 11:47
É manter um preparo físico para avançar na prática da corrida. (Foto: Marcos Ribolli)
É manter um preparo físico para avançar na prática da corrida. (Foto: Marcos Ribolli)

A 23ª edição da Maratona Internacional de São Paulo reuniu milhares de atletas no último domingo (9), que percorreram os tradicionais trechos de 42 km, 24 km, 8 km e 4 km.

Se inspirou na maratona e quer começar a correr? É importante começar pelo preparo físico para evitar distensões musculares, lesões e problemas mais sérios, segundo o médico do esporte Renato Estrella, especialista da rede de clínicas de saúde CECAM.

“No caso de trechos longos, o ideal é que o atleta tenha tido acompanhamento meses antes da maratona. É importante que o maratonista observe, junto a um especialista, a progressão do exercício com treinos de corrida, além da técnica e do fortalecimento adequado da musculatura, principalmente a de quadril, para evitar patologias futuras”, esclarece Estrella.

Para quem pretende começar a correr, confira dicas importantes do especialista:

Hidrate-se

A hidratação é muito importante para o bom desempenho do atleta, que duas horas antes da prova deve tomar pelo menos meio litro de líquido. Depois da primeira hora correndo, o maratonista tem necessidade de reposição de alguns elementos relevantes para evitar o colapso no final da corrida. Durante o trajeto é necessário hidratar-se o tempo todo, mas sem exagero. Muito líquido também faz mal.

Refeições leves

É recomendável que o atleta faça refeições mais leves antes da prova. Nada de arroz, feijão, carne e macarrão. O ideal é um lanchinho natural equilibrado com bastante proteína. Durante a corrida, é importante o consumo na faixa de 30g a 60g de carboidrato por hora – após a primeira hora – para não perder energia e ficar para trás. Mas fique de olho nas concentrações adequadas do nutriente – seguindo a orientação do seu médico ou nutricionista – que variam de acordo com cada organismo.

Roupa adequada

O tênis confortável é um dos pontos mais importantes para uma corrida ou treino bem-sucedidos. De preferência, aquele que o atleta já usa há um tempo. Tênis novo não é recomendado para trechos longos porque pode machucar o pé, incomodar e atrapalhar o desempenho durante a prova. A roupa leve e adequada também é fundamental para que o corpo transpire e o corredor tenha um bom rendimento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições