Energético e bebidas esportivas podem acabar com seus dentes

Energético pode acabar com seus dentes

Atualizado: Quinta-feira, 3 Maio de 2012 as 10:01

Os dentes como muitos sabem, são considerados o cartão de visitas das pessoas. O sorriso apresentável é fundamental e pode abrir muitas portas a princípio.

Você sabia que bebidas energéticas e esportivas podem estragar e muito a aparência dos seus dentes? De acordo com um estudo publicado na Academia Geral de Odontologista, nos Estados Unidos, e comandado por Poonam Jain, da Universidade do Sul de Illinois, essas bebidas poderiam causar danos irreverspiveis as dentes, seus níveis elevados de acidez corroeriam o esmalte.

Treze bebidas esportivas e nove energéticas tiveram seus níveis de acidez examinados, os resultados variaram entre as marcas e os sabores de um mesmo fabricante. Foram imergidas amostras de esmalte de dente humano em cada líquido durante 15 minutos, depois, em saliva artificial por duas horas. O processo se repetiu 4 vezes ao dia durante 5 dias.

Leia também:

Chocolate faz bem à saúde

Dormir mais pode ajudar a perder peso

O presente ideal para a sua mãe

Jain disse que "Esse tipo de teste simula a mesma exposição a que uma grande proporção de adolescentes e jovens adultos americanos estão submetendo seus dentes quando bebem uma dessas bebidas a cada poucas horas".

Os danos ao esmalte foi evidente após a experiência e foi constatado também que as bebidas energéticas são mais prejudiciais ainda do que as esportivas.

Quando os dentes perdem a proteção do esmalte, se tornam excessivamente sensíveis e propensos a cáries.

O ideal é tentar minimizar a ingestão dos produtos. Mastigar chiclete sem açúcar ou lavar a boca com água após saboreá-los são táticas também que aumentam o fluxo de saliva, o que ajuda a devolver os níveis de acidez normais à boca.

 

 

 

 

 

 

Com informações de Terra

veja também