As frutas secas e seus benefícios à saúde

As frutas secas e seus benefícios à saúde

Atualizado: Terça-feira, 19 Junho de 2012 as 8:31

As frutas secas são repletas de nutrientes como ??gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, eles ajudam e muito em relação à saúde do ser humano, porém como nada em excesso faz bem deve-se ficar atento para não passar dos limites, do contrário o efeito pode ser até prejudicial.

Em excesso ou misturadas com outros ingredientes doces e salgados as frutas secas podem fazer mal.

Confira:

As melhores e piores para a dieta

Se consumidas com moderação, todas as frutas secas são saudáveis para qualquer dieta. As que possuem menor taxa de gordura são as amêndoas, pistaches e castanhas.

"Sua mistura de ácidos graxos ômega-3 ácidos graxos, proteínas e fibras vai ajudá-lo a se sentir satisfeito", diz Judy Caplan, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.

Há algumas que podem ser mais calóricas como as macadâmias e pecans, fique longe delas se quiser manter o peso. Cada 10 g de macadâmia, por exemplo, tem 2 g de proteína, 21 g de gordura. Não estão proibidas mas devem ser consumidas com moderação.

Melhores para o cérebro

Os amendoins são tecnicamente leguminosas, mas geralmente entram no grupo das nozes.

Eles são ricos em folato, um mineral essencial para o desenvolvimento do cérebro que pode proteger contra o declínio cognitivo.

Como a maioria das outras nozes, amendoim também são cheios de gorduras saudáveis ??e vitamina.

Leia também:

Crianças obesas têm maiores dificuldades nos estudos

Homens ganham quase 10 kg depois de se tornarem pais

Quem dorme pouco sente mais gula

Motivação para fazer exercícios depende de hormônio

Fazem bem ao coração

Mesmo todas as nozes contendo gorduras saudáveis para o coração e omega-3, elas também possuem grandes quantidades de ácido alfa-linoléico (ALA).

Estudos tem sugerido que o ALA pode ajudar a arritmias cardíacas, e uma pesquisa de 2006 sugeriu que as nozes espanholas foram tão eficazes como o azeite na redução da inflamação e oxidação das artérias após uma refeição gordurosa.

Os autores deste estudo, financiado em parte pela Comissão Walnut Califórnia, recomendava comer cerca de oito nozes por dia para conseguir benefícios similares.

As que mais previnem doenças

Com relativa baixa quantidade de calorias, as amêndoas têm mais cálcio do que qualquer outra fruta seca, o que faz dela um alimento ótimo para a saúde.

Elas são ricas também em fibras e vitamina E, um antioxidante que ajuda a combater a inflamação e, possivelmente, o câncer de pulmão e o declínio cognitivo.

Saudáveis para os homens

As castanhas-do-pará são muito indicadas por serem ricas em selênio, um mineral que pode proteger contra câncer de próstata e outras doenças.

O ideal é comer com moderação: uma pesquisa recente deu a entender selênio em demasia pode estar ligada ao risco de diabetes tipo 2.

Pecans também são boas para a saúde dos homens: elas estão carregados com beta-sitosterol, que pode ajudar a aliviar os sintomas da hiperplasia prostática benigna (BPH), ou aumento da próstata.

 

 

 

 

Com informações de Terra

veja também