Melhore a sua capacidade de memória

Melhore a sua capacidade de memória

Atualizado: Segunda-feira, 23 Abril de 2012 as 9:49

O estresse e falta de tempo na vida de muitas pessoas piora cada vez mais a capacidade de memória delas.

Tudo deve ser feito com pressa, são cobranças de todos os lados, o cérebro não consegue acompanhar tanta informação ao mesmo tempo e em alguns momentos pode surgir uma pane, você esquece, por exemplo, a senha do cartão na hora de pagar a compra.

Situações assim são muito constrangedoras e precisam ser evitadas, a primeira dica para tentar modificar essa realidade é praticar atividades relaxantes.

A preservação da memória é muito importante pois a vida profissional e pessoal depende muito dela, gravar informações é algo essencial.

Confira dicas que te ajudarão a gravar, com rapidez e eficiência, instantaneamente qualquer informação. Veja alguns truques:

Musiquinhas que ficam

Termos técnicos e informações complexas podem ser compactados em forma de musiquinhas. As musiquinhas criadas, por exemplo, para prestar vestibular etc são sempre bem-vindas, difícil é tirá-las da cabeça depois, aproveite esse "recurso".

Use os 5 sentidos

Os seres humanos possuem 5 sentidos: olfato, tato, paladar, audição e visão. Use mais de um deles para conseguir memorizar o que é necessário, isso com certeza te ajudará na hora de lembrar do fato.

Leia também

Crianças criadas com afeto desenvolvem mais área da memória no cérebro

O estresse que acaba com a sua beleza

Otimismo reduz em 50% doenças cardíacas

Lembrar por associação

Relacionar ideias pode ajudar muito na hora de tentar lembrar de algo. Utilizar informações que você já tem armazenadas para ligar a outras novas é a dica.

Repetir em voz alta

Tente repetir em voz alta o que foi estudado ou o que está tentando memorizar. Em uma conversa isso reforça para sí mesmo o fato.

Tenha interesse

Entender o conteúdo e tentar realmente se interessar por ele facilita a memorização. O ser humano tende a registrar com maior facilidade coisas as quais possui interesse.
 

Descanse

Estar descansado é de grande importância para quem quer lembrar do essencial. Se a pessoa estiver bem consigo mesma, saúde física e emocional, a facilidade de memorizar as coisas aumenta.

Boa alimentação

Bons hábitos alimentares influenciam e muito na capacidade de memorização das pessoas. Tudo isso porque uma das atividades que o organismo humano deve exercer para recuperar informações na memória está relacionada à metabolização da glicose e à oxigenação do corpo. Ingerir gordura em grande quantidade prejudica a circulação sanguínea e a metabolização de glicose, atrapalhando o processo de memorização.

 

 

 

 

Com informações de Dicas de Mulher

veja também