Para ter uma memória de elefante

Para uma memória de elefante

Atualizado: Sexta-feira, 22 Junho de 2012 as 9:30

Se você muitas vezes se sente meio perdido, disperso e inclusive esquece muito as coisas, fique atento, é hora de começar a treinar mais a memória e cuidar dela.

Confira alguns truques que te ajudarão a exercitar o cérebro e os efeitos permanecerão por vários anos!

1- Jogos de celular

Por alguns minutos ao dia, dedique-se a um passatempo como quebra-cabeça ou joguinhos de celular ou computador. Jogar torna mais rápida nossa habilidade de analisar as informações. Desafios ativam a região do cérebro que não é usada durante a leitura ou outras atividades diárias, além de estimular o crescimento de novos neurônios.

2- Consumindo magnésio

Acrescente farelo de trigo à sua dieta ou compre suplemento de magnésio em lojas epecializadas. A falta desse mineral é o que nos faz esquecer o nome do vizinho ou o lugar onde estacionamos o carro no shopping. O  magnésio estimula as conexões entre as células do cérebro responsáveis pela memória de curto prazo, além de aumentar o espaço da memória de longo prazo.

3- O poder do chá verde

Prepare uma xícara quentinha da erva sempre que perceber uma certa dificuldade de se concentrar. Pessoas que beberam o chá 10 minutos antes de um teste se mostraram mais atentas. As folhas contêm cafeína, um estimulante, e L-teanina, que induz o cérebro a emitir ondas relaxantes. Você fica alerta e calma ao mesmo tempo.

Leia também:

Recupere a forma depois das férias

As frutas secas e seus benefícios à saúde

Perca peso apenas controlando a respiração

4- Pratique exercícios

Convide o marido para caminhar, matricule-se em uma aula de ioga ou leve as crianças para andar de bicicleta. Mulheres que praticam atividades têm menos perda de memória ou problemas ligados ao envelhecimento da massa cinzenta. Exercícios estimulam o corpo a produzir substâncias que protegem as células nervosas, enquanto retardam as doenças vasculares que podem diminuir a atividade cerebral.

5- Momento para relaxar

Separe cinco minutinhos, a cada meia hora, para descansar a mente. As pausas ajudam a concluir uma tarefa, quando retomada, com mais facilidade. Dar uma folga ao cérebro faz com que ele consiga recuperar o atraso na decodificação de novas informações.

 

 

 

 

Com informações de M de mulher

veja também