MENU

Saúde

Segundo OMS, doenças raras atingem 8% da população mundial

Doenças se encaixam em três causas: genética, ambiental ou infecção

Fonte: Guiame, com informações de Bem EstarAtualizado: quinta-feira, 12 de março de 2015 às 19:43
Doenças raras no mundo
Doenças raras no mundo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou dados onde revela que 8% da população tenha uma doença rara. Isso se revela porque a incidência é menor que um em cada 1.650 nascimentos é considerada rara. Quando juntamos todas elas, vemos que são muitas: mais de oito mil doenças. 

As doenças estão sepradas em três causas: genética (a grande maioria, cerca de 80%), ambientais (o uso de um medicamento) ou infecções. Às vezes, a cura não existe, mas algumas doenças possuem tratamentos que ajudam bastante.

Essas doenças não têm prevenção, mas é possível diagnosticar precocemente. Algumas atitudes podem ajudar, como a avaliação pediátrica (teste do pezinho, orelhinha, olhinho, coração); ficar atento no desenvolvimento da criança (ponto de vista neurológico, intelectual e motor); se há presença de algum defeito físico interno (coração, por exemplo); acompanhar o crescimento.

São chamadas de doenças raras mais comuns como erros inatos do metabolismo, síndromes de deficiência intelectual, síndrome de distrofia muscular e fibrose cística.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições