MENU

Saúde

Segundo pesquisa, celular reduz produtividade no trabalho

Fonte: guiame.com.brAtualizado: quarta-feira, 30 de julho de 2014 às 13:09
produtividade
produtividade

As ferramentas tecnológicas acessíveis no momento estão tirando a concentração de muitos em suas rotinas diárias. A situação está se tornando séria que uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, apontou que as pessoas são interrompidas - ou se interrompem intencionalmente - cerca de uma vez a cada três minutos. E para retomar a concentração e aumentar o ritmo de produtividade são necessários nada mais nada menos do que 23 minutos.

Isso quer dizer que não estamos produzindo com excelência que poderíamos se nos distrairmos com essas ferramentas.

Confira algumas dicas para ter mais produtividade no trabalho.

Desative as notificações sonoras do celular: Quando recebemos notificações sonoras dificilmente conseguimos ficar imunes à tentação de verificar a mensagem. Por isso, se quiser se concentrar, silencie também o celular!

produtividadeEstabeleça horários para responder mensagens: Ficar checando a caixa de entrada do seu e-mail, inbox de redes sociais ou mensagens instantâneas para ver se chegou algo novo tira a concentração. Além disso, tira de você alguns minutos que poderiam ser utilizados de outra forma. Então, estabeleça horários para verificar e responder suas mensagens. Não precisa ser um tempo longo.

Deixe sua conta de e-mail fechada: Esta é uma boa dica para ter maior controle sobre o tempo em que você acessa seus e-mails: evite deixar sua caixa de entrada aberta o dia inteiro, abra e feche a cada acesso.

Tire as senhas do automático: Desativar senhas automáticas do celular e do computador pode gerar certo desconforto num primeiro momento, pois leva você a sair da zona de conforto de ter tudo o que te distrai a um clique de distância.

Ao desativar suas senhas, você acaba tendo maior controle de acessos e, assim, pode perceber se está exagerando na dose.

Não fique obcecado por notícias ou posts: Ler e reler a mesma matéria em diversos sites pode levar um tempo que nem mesmo você percebe. Normalmente a notícia não varia muito e o mesmo vale para postagens em redes sociais.

Ficar obcecado com um post que alguém escreveu, ou conferir toda hora para ver se alguém curtiu aquilo que escreveu é muito prejudicial para a sua produtividade. Preste mais atenção e tome cuidado para esta ação não se tornar num grande vilão do seu tempo.

Utilize a técnica do tomate: Conhece a 'técnica pomodoro'? É um método de gerenciamento de tempo superfácil para quem deseja aumentar a produtividade. Recebe esse nome porque o seu criador usava um cronômetro em forma de tomate para dividir o tempo em períodos de 25 minutos. Funciona assim: ajuste o cronômetro por 25 minutos e durante este tempo foque no trabalho que está realizando.

Após o aviso sonoro, descanse por 3 a 5 minutos da forma que quiser. Vale levantar para se esticar ou até conferir as redes sociais, mas sem passar do tempo estabelecido. Após 4 pomodoros (períodos de 25 minutos cada), a pausa deve ser mais longa, de 15 a 30 minutos.

Está é uma forma simples de controlar seu tempo, além de aumentar consideravelmente sua agilidade mental.

 


Com informações de: MSN

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições