Seu passado não define seu futuro

Série Reflexões.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: quarta-feira, 18 de setembro de 2024 às 17:35
(Ilustração: Seaart)
(Ilustração: Seaart)

O livro de 2 Samuel nos conta a história de Mefibosete, neto do rei Saul e filho de Jônatas. Sua vida começa cercada por tragédias. Ele perdeu o avô e o pai no mesmo dia, quando tinha apenas 5 anos de idade.

Quando a babá o pegou nos braços e correu para escondê-lo, pensando em protegê-lo, ela o derrubou no chão e ele teve suas duas pernas quebradas. Por conta desse acidente, nunca mais andou.

A babá sabia que Mefibosete era o herdeiro do trono, por isso pensou que Davi iria mandar matá-lo. O destino do menino foi totalmente diferente do esperado. Ele nasceu para ser príncipe e morar no palácio. Em vez disso, ele passou a viver escondido, numa casa emprestada e sem amigos.

Nem tudo está perdido

A história de Mefibosete parecia ter sido alterada, mas Deus sempre esteve no controle. Vale lembrar que Saul não foi uma escolha de Deus, ele foi escolhido pelo povo que rejeitou a Deus.

Sendo assim, Mefibosete não era o herdeiro do trono no mundo espiritual, e sim Davi e sua descendência. A Bíblia conta que Davi tinha uma aliança com Jônatas, seu melhor amigo. O rei segundo o coração de Deus disse que protegeria os descendentes de Jônatas e cumpriu sua palavra.

Quando soube que Mefibosete estava vivo, ele mandou Ziba ir buscá-lo. Deus restaurou a vida de Mefibosete através de Davi. Ele teve de volta tudo o que pertenceu ao seu avô e ao seu pai, passando a viver no palácio.

Alguma tragédia fez você se esconder?

Algumas pessoas vivem como Mefibosete — se escondendo e com medo do futuro. Muitos estão presos ao passado de seus familiares, achando que vão pagar pelos erros deles.

Mas a história de vida de cada um, quando colocada nas mãos do autor original, sempre terá um final significativo. Pode ser que nem todo final seja feliz, mas fará sentido e honrará a Deus.

No caso de Mefibosete, após as tragédias, o rei mostrou que se lembrou da aliança feita com o príncipe. Se você sofreu alguma tragédia e vive se escondendo, com medo do futuro, saiba que o Rei dos reis fez uma aliança com o Príncipe da Paz.

Seu nome foi lembrado e você será chamado

Você não nasceu para se esconder. Você tem um Pai que detém todo o poder e autoridade e Ele vai cuidar de você! Saia de Lo-Debar! Assente-se na mesa do Rei.

E essa foi a reflexão de hoje. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Esdras e Neemias em 1 minuto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições