Sobre a coragem que devemos ter durante as batalhas da vida

Série Reflexões.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: sexta-feira, 9 de agosto de 2024 às 17:51
(Ilustração: Seaart)
(Ilustração: Seaart)

“Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam. Acampavam na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, até Gaza, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas nem gado nem jumentos”. (Juízes 6.3-4)

Enquanto a nação de Israel estava adorando outros deuses, o verdadeiro Deus entregou o povo nas mãos dos midianitas e outros povos. Perceba, porém, que não se tratava de vingança, mas de um castigo para despertar o arrependimento. Muitas vezes, Deus age assim.

O povo continuava plantando, mas não havia mais colheita. Isso pode acontecer em nossas vidas. Tentamos realizar pela força do nosso braço, mas quando Deus não abençoa, nada acontece.

E o único motivo de Deus não abençoar um filho é a desobediência. Deus não retém nossas bênçãos para nossa destruição, mas para a nossa redenção. Se você já percebeu que há inatividade em alguma área de sua vida, comece a refletir sobre isso.

Existe algo que você está fazendo e que não agrada a Deus?

O povo de Israel estava adorando outros deuses. Muitos de nós também nos afastamos do Pai por conta das nossas idolatrias: status, cargo, bens, casa, carro, dinheiro, viagens sem propósito, pessoas, ídolos e até um ministério.

Perceba que até o nosso trabalho dentro da igreja pode se tornar uma idolatria e nos afastar de Deus. Acredite, isso realmente pode acontecer! O primeiro passo, então, é identificar se existe uma idolatria em sua vida e o segundo é se arrepender e voltar para o primeiro amor.

Gideão teve um encontro com Cristo

Sempre que o povo de Israel se arrependia, Deus levantava um juiz. Veja como Gideão, por exemplo, foi chamado para libertar o povo de Israel, mesmo sendo uma pessoa improvável.

“Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: O Senhor está com você, poderoso guerreiro”. (Juízes 6.12)

Mas Gideão duvidou, se diminuiu e teve medo.

“Ah, Senhor, respondeu Gideão, como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família. (Gideão 6.15)

Quantas vezes agimos da mesma forma? Como o povo de Israel que se desviava de Deus ou como Gideão que foi chamado por Ele e não acreditou que seria capaz de fazer uma grande obra.

Encontre Jesus e vença o medo?

Se você se perdeu no caminho por algum motivo e não está no centro da vontade de Deus, primeiro verifique se existe alguma desobediência que impede a sua colheita. Se você está como o povo de Israel que trabalhava e não desfrutava, faça um clamor ao Pai.

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”. (Salmos 139.23-24)

Depois disso, arrependa-se e tenha um encontro com o único que pode fazer esse julgamento: Jesus!

Confie Nele! Lute como Gideão lutou e destrua os ídolos do seu coração que impedem sua colheita. Deposite toda sua confiança no Salvador. Ele é Deus presente. Se você sentir medo, lembre-se das palavras de Jesus: Eu estarei com você todos os dias!

E essa foi a reflexão de hoje. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

 

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.


Leia o artigo anterior: 1 Samuel em 1 minuto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições