Soldado de Cristo: Aprenda a usar o “capacete da salvação” e proteja sua mente

Batalhas Espirituais.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: segunda-feira, 9 de maio de 2022 às 17:09
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

“Usem o capacete da salvação.” (Efésios 6.17)

Já vimos através dos estudos anteriores sobre a importância do cinto da verdade, couraça da justiça, sandálias da paz e escudo da fé. Agora vamos aprender sobre o capacete da salvação.

Qual a utilidade do capacete da salvação?

Nos tempos antigos, o capacete era um equipamento de segurança muito utilizado pelos soldados, para a proteção da cabeça durante uma guerra.

Normalmente, era feito de ferro, bronze e couro. Além de proteger a cabeça, protegia também a face do guerreiro, principalmente a parte dos olhos, ouvidos e nariz.

Sabemos que um golpe na cabeça pode fazer o soldado desmaiar e se tornar vulnerável, mas se o golpe for forte o suficiente pode até ser mortal. Nenhum soldado entrava para uma guerra sem o capacete, pois sabia que correria um sério risco de morrer.

Como vestir o capacete da salvação?

A simbologia do capacete nos remete à proteção do cérebro, que fica dentro da caixa craniana, onde tudo acontece. O cérebro é como um painel de controle do ser humano, de onde brotam todos os pensamentos e sentimentos.

Também é onde estão armazenadas as memórias e a imaginação. Um pequeno acidente nessa região do corpo pode comprometer a vida para sempre. Vamos agora pensar no aspecto espiritual.

A nossa esperança cristã é o que protege o nosso intelecto, daí a simbologia do capacete. Assim como o capacete protege a cabeça dos soldados, a nossa fé em Cristo protege a nossa mente.

“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.” (1 Tessalonicenses 5.8)

Capacete da esperança da salvação — é como vestir uma ideia que vai salvar sua vida. Se você tem a palavra em mente, se guarda os textos bíblicos em sua memória, isso será a sua salvação durante as batalhas espirituais. A mente pode ser facilmente corrompida sem esse capacete espiritual.

“De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.” (Romanos 7.25)

Veja que Paulo reforça essa ideia de que tudo depende da nossa mente. Até mesmo para cultuar a Deus, devemos ser racionais:

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.1-2)

Por esse motivo, a mente humana é o principal alvo do maligno. Conquistando os pensamentos, ele muda o rumo de uma pessoa. E como ele faz isso? Como já vimos nos estudos anteriores, lançando dúvidas e maus pensamentos, ou seja, “ferindo a cabeça”, atingindo de forma intelectual e ideológica.

Como utilizar o capacete da salvação?

Na prática, o desafio aqui é o mesmo. Durante esse tempo que estamos estudando juntos sobre a armadura da fé, vimos que os textos bíblicos são simbólicos.

O cinto representa a verdade de Cristo, a couraça simboliza a justificação, as sandálias falam da paz e reconciliação com Deus e o escudo sobre a fé através das Escrituras.

Não estamos falando de coisas materiais ou palpáveis, como as peças da armadura de um soldado. Falamos de coisas que são percebidas espiritualmente. Embora tudo isso seja invisível, podemos adquirir através de atitudes, decisões e pensamentos.

“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3.2-3)

Quem segue a Cristo tem novos pensamentos e são eles que servem de proteção. Pensar como Ele pensou é ter a mente Dele.

(Foto: Pixabay)

“Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2.16)

“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.” (Romanos 8.5)

“Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.” (1 Pedro 1.13)

“Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente.” (Salmos 26.2)

Não ande por aí com a mente desprotegida. Mantenha-se com o capacete da salvação o tempo todo. Pois você não sabe onde, como ou quando poderá vir o próximo ataque. O mundo é um verdadeiro campo de batalha.

E esse foi o estudo desta semana. Espero que tenha tirado a sua dúvida e também colaborado para o seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Soldado de Cristo: Aprenda a usar o “escudo da fé” e apague as setas inflamadas do maligno

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições