Senadores tchecos pedem mudança de embaixada em Israel para Jerusalém

Pedido tem apoio de 26 senadores, além do presidente e da vice-presidente do Senado, que reúne 81 membros.

fonte: Guiame, com informações do God TV

Atualizado: Quinta-feira, 26 Dezembro de 2019 as 9:28

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aperta as mãos do presidente tcheco Milos Zeman no gabinete do primeiro-ministro em Jerusalém. (Foto: Kobi Gideon / GPO / Flash90)
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aperta as mãos do presidente tcheco Milos Zeman no gabinete do primeiro-ministro em Jerusalém. (Foto: Kobi Gideon / GPO / Flash90)

Um terço do Senado da República Tcheca pediu a mudança da embaixada tcheca em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. O grupo de 26 senadores incluía o presidente do Senado, Jaroslav Kubera, e da vice-presidente Miluse Horska.

O senador Zdenek Papousek disse em entrevista coletiva que mais membros do Senado, com 81 lugares, podem participar da chamada, informou a agência tcheca CTK.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel aplaudiu a mudança.

"O Estado de Israel aprecia a amizade de longa data entre o povo tcheco e seus líderes e Israel, e essa iniciativa é outro exemplo dessa amizade", disse um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores à TPS.

O presidente tcheco Milos Zeman há muito apoia a mudança da embaixada, mas o governo, liderado por Andrej Babis, tem a palavra final sobre o possível passo e não avançou.

Em abril de 2018, Zeman anunciou um plano em três etapas para realocar a embaixada do país de Tel Aviv para Jerusalém, que incluiu a reabertura de seu consulado honorário em Jerusalém no mês seguinte.

O consulado honorário foi aberto pela primeira vez no início dos anos 90, mas fechado em 2016 devido à morte do cônsul honorário. Dan Propper, um empresário israelense-tcheco, foi nomeado cônsul honorário.

A República Tcheca deu um passo significativo para mudar sua embaixada em novembro de 2018, quando abriu a Casa Tcheca em Jerusalém

A Casa Tcheca abriga um centro cultural e escritórios tchecos que abordam o turismo e o comércio tcheco-israelense, mas não possui status diplomático oficial.

"Amigos, deixe-me declarar a abertura da Casa Tcheca, e acredito firmemente que minha quarta visita a Israel será a abertura da embaixada tcheca", disse Zeman ao cortar a fita do centro na presença do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e Embaixador dos EUA David Friedman.

A República Tcheca reconheceu Jerusalém ocidental como a capital de Israel após o reconhecimento histórico do presidente Donald Trump de Jerusalém como capital de Israel em dezembro de 2017.

Os EUA e a Guatemala transferiram suas embaixadas de Tel Aviv para Jerusalém.

Hungria, Austrália, Honduras e Brasil abriram escritórios comerciais em Jerusalém, e Eslováquia e Ucrânia também planejam abrir escritórios diplomáticos semelhantes na cidade.

veja também