Agressão contra os cristãos na Índia sobe para 57% em 2019

Relatório da Associação Evangélica da Índia denuncia sequestros, estupros e assassinatos de cristãos no país.

Fonte: Guiame, com informações do Christian HeadlinesAtualizado: quarta-feira, 6 de março de 2019 às 15:38
Comunidade cristã destruída na Índia. (Foto: reprodução/CH)
Comunidade cristã destruída na Índia. (Foto: reprodução/CH)

Os casos de ódio e violência contra cristãos na Índia aumentaram 57% nos primeiros dois meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Comunhão Evangélica da Comissão de Liberdade Religiosa da Índia (EFIRLC).

O grupo de defesa religiosa documentou 77 incidentes de ódio e violência dirigidos contra cristãos em janeiro e fevereiro, acima dos 49 casos registrados no mesmo período do ano passado. Os casos incluem os assassinatos de um cristão no estado de Odisha e outro no estado de Chhattisgarh, ambos em fevereiro.

“Temos razões para acreditar que os dois homens, que estavam na faixa dos 40 anos, foram mortos por causa de sua fé”, disse o pastor Vijayesh Lal, secretário geral da EFI.

“Registramos casos em que cristãos têm enfrentado boicote social e foram excomungados de suas aldeias e, em alguns casos, tiveram que fugir para salvar suas vidas”, denuncia.

Dos 77 incidentes, 16 ocorreram no estado de Tamil Nadu, 12 em Uttar Pradesh, seis em Maharashtra e cinco em Chhattisgarh, segundo o relatório. Os estados de Andhra Pradesh, Bihar, Jharkhand e, surpreendentemente, Kerala, cada um viu quatro casos, seguidos por outros estados, Vijayesh Lal.

Os 49 casos registrados nos dois primeiros meses de 2018 acompanharam a documentação de 50 casos no mesmo período do ano anterior.

Em um dos incidentes deste ano em Uttar Pradesh, policiais do sexo feminino em 13 de janeiro interromperam um culto de domingo e prenderam quatro mulheres e dois homens, incluindo o pastor que liderava o culto. Na delegacia, uma policial feminina agrediu fisicamente o pastor, Sindhu Bharti, que ficou inconsciente.

Tortura e acusações

“Chá fervente foi empurrado violentamente em sua boca porque a polícia pensou que ela estava fingindo sua inconsciência”, relata a testemunha ocular, Madhu Bharati. “Quando isso não funcionou, eles despejaram dois jarros de água fria em seu rosto, sem se importar que já estivesse muito frio devido ao inverno.”

Os presos foram acusados ​​de intenção de ferir sentimentos religiosos, corrupção de um local de culto e tumultos, entre outras acusações. A intervenção de líderes cristãos resultou na libertação das mulheres cristãs presas, mas os homens foram mantidos sob custódia judicial.

O pastor Bharti recebeu tratamento médico por seus ferimentos.

Nos assassinatos, dois cristãos foram mortos por maoístas, conhecidos como Naxalitas, depois que os povos tribais da área influenciaram os rebeldes em Odisha e Chhattisgarh, respectivamente.

“Munglu Ram Nureti da vila de Kohkameta em Chhattisgarh foi morto porque os moradores que se opunham à pratica de sua fé cristã o denunciaram falsamente como um informante da polícia para os maoístas”, disse Vijayesh Lal.

Anant Ram Gond, de Nabarangpur em Odisha, foi morto um dia antes de Munglu Ram Nureti de uma maneira similar, mas mais horripilante. Ele já estava sendo perseguido por sua fé por algum tempo. Tem sido relatado e verificado por fontes fiéis que ele foi denunciado como um informante da polícia por aldeões [que estavam com raiva por ele se tornar cristão] para os maoístas, o que levou ao seu assassinato.”

O secretário geral da EFI diz ainda que “houve ocorrências em que cristãos foram levados a templos e obrigados a recitar versos hindus e a pedir perdão pelo ‘pecado’ de conversão ao cristianismo”.

Denúncias

A Alliance Defending Freedom-India, que oferece apoio jurídico aos cristãos, informou nem 19 de fevereiro que 29 incidentes contra cristãos aconteceram em janeiro.

Mais de 40%, ou 132, dos incidentes documentados no relatório de 2018 ocorreram no estado de Uttar Pradesh, onde os cristãos foram os mais visados. Seguiu-se Tamil Nadu com 40 incidentes e Telangana ficou em terceiro, com 24 casos.

O aumento de incidentes em Uttar Pradesh pode ser atribuído à campanha sistemática contra cristãos na parte oriental do estado, particularmente no distrito de Jaunpur, onde 45 incidentes foram documentados, de acordo com o relatório.

Igrejas em Jaunpur foram alvo de uma campanha sistemática envolvendo grupos extremistas hindus, mídia, políticos locais e a administração do estado, de acordo com o relatório. Prisões e detenções de pastores e a interrupção dos cultos da igreja tornaram-se comuns.

Uttar Pradesh é o estado mais populoso da Índia, lar de quase 17% da população do país. Os cristãos representam apenas 0,18% da população do estado.

O estado é atualmente liderado por Yogi Adityanath, que além de ser o ministro-chefe, é também o sumo sacerdote do templo Gorakhnath em Gorakhpur. O ministro-chefe é também fundador da Hindu Yuva Vahini, uma milícia hindu juvenil que esteve envolvida na violência comunitária e em visar minorias religiosas.

A Índia ocupa o décimo lugar na lista de observação cristã do Portas Abetas 2019.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições