Ataques deixam 2.500 cristãos desabrigados na Índia

O último Relatório de Perseguição da Release International traz a índia em destaque.

Fonte: Guiame, com informações da Christian ConcernAtualizado: terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 17:45
Restos de propriedade de uma igreja incendiados durante a violência comunitária em Orissa em agosto de 2008. (Foto ilustrativa: Wikipedia/Creative Commons)
Restos de propriedade de uma igreja incendiados durante a violência comunitária em Orissa em agosto de 2008. (Foto ilustrativa: Wikipedia/Creative Commons)

A Índia está em destaque no mais recente Relatório de Perseguição da Release International.

A atual posição do país no relatório está relacionada aos distúrbios anticristãos que deixaram mais de 2.500 crentes desabrigados, de acordo com a International Christian Concern.

Segundo o ICC, os radicais hindus saquearam e vandalizaram centenas de lares cristãos durante os feriados de Natal e Ano Novo.

Um sobrevivente descreveu uma multidão furiosa avançando em direção à sua aldeia em Chhattisgarh carregando armas afiadas e paus.

O pastor Kanan relatou que uma multidão enfurecida se aproximou de sua aldeia em Chhattisgarh portando armas afiadas e paus, e que ele e sua família tiveram que correr para a selva para escapar da morte.

“Eles teriam matado a mim e a minha família se não tivéssemos fugido para a selva”, disse o pastor.

Proibição geral

Cada vez mais estados indianos, incluindo Chhattisgarh, estão aprovando leis anticonversão e há um movimento crescente para implementar uma proibição em todo o subcontinente.

As comunidades cristãs estão na mira dos radicais à medida que mais membros da subclasse dalit se voltam para o cristianismo.

Isso mostra que as leis anticonversão estão fomentando a intolerância e incentivando grupos de radicais hindus a atacar minorias religiosas, como cristãos e muçulmanos.

“Não sobrou nada para nós, incluindo a casa. Eles quebraram a porta da frente e destruíram tudo”, disse o sobrevivente de um ataque recente, Ajay, de Shantinagar, à ICC.

Na véspera de Natal, cinco famílias cristãs foram expulsas de uma outra aldeia por se recusarem a abandonar sua fé, quando confrontadas por uma multidão.

Ameaças de morte

Os extremistas hindus os ameaçaram de morte se algum deles voltasse para a aldeia, de acordo com o ICC. A turba disse que só poderia retornar se se reconvertessem ao hinduísmo.

“A Release International nomeou a Índia como um país de preocupação particular em nosso relatório de Tendências de Perseguição de 2023”, informou a organização.

Além disso, o país é destaque no Relatório de Perseguição de fevereiro da Release International, que é transmitido pela televisão cristã no Reino Unido e distribuído mundialmente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições