Pela 1ª vez, moradores de povoado na Ásia aceitam Jesus: “Deus preparou o caminho”

Uma funcionária do IMB dava aulas de saúde na comunidade há vários anos, até que seu trabalho gerou os primeiros frutos.

Fonte: Guiame, com informações do Baptist PressAtualizado: terça-feira, 18 de abril de 2023 às 13:11
Vila rural remota raramente teve contato com cristãos até que um casal missionário chegou. (Foto: IMB)
Vila rural remota raramente teve contato com cristãos até que um casal missionário chegou. (Foto: IMB)

Este ano, uma família do Sudeste Asiático teve uma experiência diferente durante o Ramadã. Sela e seu marido Sok moram em uma vila muçulmana pobre, localizada em uma área rural isolada do seu país.

Até o momento, em cada ano da vida de Sela e Sok, o Ramadã foi marcado por acordarem antes do nascer do sol para fazer uma oração e uma refeição rápida, seguido pelo jejum durante todo o dia até o pôr do sol.

Durante esse período, Sela se juntava às outras mulheres para preparar a comida para o banquete que acontecia todas as noites após o pôr do sol, enquanto Sok ia à mesquita com os outros homens para adorar.

Conhecendo Jesus

Este ano, Sela e Sok não estão mais jejuando e orando a Alá durante o mês sagrado do Islã. Isso ocorre porque ambos decidiram colocar sua fé e confiança em Jesus Cristo.

Eles ouviram falar de Jesus pela primeira vez depois que Sela, em uma manhã, tropeçou e derramou uma panela de água fervente sobre seu bebê. Como a aldeia em que vivem está localizada a várias horas de distância da cidade mais próxima com um hospital, ela não tinha a quem recorrer em busca de ajuda.

No mesmo dia do incidente, Nancy Potter, uma funcionária do IMB que já dava aulas de saúde naquela comunidade há vários anos, apareceu. Ela conseguiu levar Sela e seu bebê às pressas para uma clínica administrada por cristãos onde as queimaduras poderiam ser tratadas.

Sela e Sok ficaram maravilhados com o cuidado que receberam dos cristãos e continuaram conversando com Nancy e seu marido William nos meses seguintes. Conforme aprendiam mais sobre o Evangelho, começaram a ter sonhos com Jesus e, por fim, ambos colocaram sua fé em Cristo.

Aceitando Jesus

Com a decisão, Sela e Sok se tornaram os primeiros crentes conhecidos em toda a província. Embora existam alguns outros cristãos espalhados pelo país, a perseguição dificulta a comunhão entre eles, então uma igreja ainda não foi estabelecida na região.

“É incrível ver como Deus preparou o caminho”, disse Nancy.

Nancy e seu marido têm trabalhado com os crentes locais para alcançar este grupo de muçulmanos por cerca de cinco anos e, apenas este ano, começaram a ver os frutos do trabalho de evangelização. Eles estão servindo no campo missionário há 22 anos e se mudaram para uma área mais rural há cerca de seis anos.

Nancy começou a trabalhar com os membros locais da igreja para dar aulas de cuidados de saúde em comunidades carentes, a fim de estabelecer relacionamentos com as famílias e compartilhar o Evangelho. A maioria dessas comunidades era composta de diferentes tribos que praticavam religiões populares.

Acesso a água potável abriu as portas para o Evangelho. (Foto: IMB)

No entanto, uma aldeia abrigava um grupo de muçulmanos devotos, e Nancy sabia que alcançá-los seria um desafio, mas mesmo assim sentiu-se motivada a tentar.

“Eles sempre foram conhecidos como pessoas muito fechadas e realmente não confiavam em estranhos”, disse Nancy.

Compartilhar o Evangelho

As aulas de cuidados com a saúde ministradas por Nancy e seus parceiros se mostraram uma forma prática de oferecer ajuda à comunidade, além de proporcionar novas oportunidades para construir relacionamentos e compartilhar o Evangelho. Mesmo que inicialmente ninguém fosse muito receptivo a qualquer apresentação do Evangelho, as aulas serviram como uma ponte para a comunidade.

Durante os anos em que Nancy e seus parceiros ministravam nas comunidades, havia momentos em que ficavam desanimados, mas Deus sempre lhes concedia o incentivo certo para continuar. Com a oração e a fidelidade dos Oleiros e seus parceiros locais, finalmente, os corações começaram a se abrir para o Evangelho.

Estudando a Bíblia

Inicialmente, Sela e Sok foram os primeiros a aceitar a fé e agora outras duas famílias estudam regularmente a Bíblia com o casal e os Potters.

“Tem sido um ano incrível”, disse Nancy.

Nancy expressou sua felicidade não apenas pelo fato de Sela e Sok terem aceitado a fé cristã, mas também porque sua decisão trouxe uma nova paixão e energia aos seus parceiros locais para continuar ministrando ao grupo de pessoas de Sela e Sok. Eles testemunharam a resposta poderosa de Deus às suas orações e estão animados para ver como Ele continuará trabalhando.

De certa forma, o trabalho está apenas começando para esse grupo de pessoas. Como Sela e Sok são os únicos crentes em sua província, é crucial que sejam discipulados e equipados para compartilhar sua fé, e isso é algo que Nancy e seus parceiros já começaram.

Embora tenham sido confrontados pelos líderes islâmicos da aldeia e alertados para que as outras pessoas da comunidade se afastem deles, Sela e Sok permaneceram firmes em sua fé e não foram abalados pela perseguição que começou contra eles.

“Eu não me importo com o que eles dizem”, declarou Sela após a visita dos líderes islâmicos. “Estou seguindo a Jesus.”

 

*Alguns nomes foram alterados por questões de segurança.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições