Voluntários doam milhares de horas para acelerar tradução da Bíblia

Muitos aproveitam o período de inverno e se alojam no parque de trailers da Wycliffe Associates em Orlando.

Fonte: Guiame, com informações do Wycliffe AssociatesAtualizado: sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022 16:47
Projeto impulsiona tradução da Bíblia em diversos idiomas. (Foto: Reprodução / Wycliffe Associates)
Projeto impulsiona tradução da Bíblia em diversos idiomas. (Foto: Reprodução / Wycliffe Associates)

Desde a fundação da Wycliffe Associates em 1967, os voluntários contribuíram com milhares de horas de trabalho para impulsionar o ministério em sua missão de acelerar a tradução da Bíblia para ser distribuída em todo o mundo.

Neste momento, aproveitando a temporada de inverno, aproximadamente 110 voluntários estão hospedados na sede internacional da Wycliffe Associates em Orlando, Flórida.

Eles ficam alojados no parque de trailers, que fica ao lado da sede da organização e foi construído em 2001 também por voluntários.

Stacy Valeu e sua esposa, Jolene, foram voluntários da Wycliffe Associates por 14 anos enquanto passavam a temporada de inverno no parque de trailers. “Antes de virmos para a Wycliffe Associates, éramos assistentes de banco na igreja”, disse Stacy.

“Nós não fizemos nada para promover o Evangelho. Quando entramos no local do trailer depois de nos aposentarmos, sabíamos que estávamos em casa. Os anos na Wycliffe Associates foram os melhores anos de nossa vida de casados. Mas o que estávamos fazendo, sabíamos que iria promover o reino de Deus em todo o mundo.”

Inverno: estação movimentada

Durante um ano típico, o parque de trailers está 85% ocupado. De novembro a abril é a estação mais movimentada, com o maior fluxo de voluntários chegando em janeiro. Quarenta voluntários também ficam nos apartamentos totalmente mobiliados a cada ano.

Dave e Marty Jones estão hospedados no local e são voluntários na sede da Wycliffe Associates desde 2002. O casal chega em novembro e fica até abril, quando retornam a Illinois. Dave ajudou a construir o parque de trailers, um armazém e duas fases do prédio de escritórios, além do Centro de Voluntariado onde está a capela e acontecem todas as atividades.

Durante seu tempo em Orlando, Marty trabalha no escritório, apoiando o ministério de oração. Dave gerencia o armazém e opera equipamentos. Ele também ajudou a montar as linhas de montagem de Kits de Aceleração de Tradução da Bíblia (BTAKs) e Kits de Gravação de Tradução da Bíblia (BTRKs). Os BTAKs consistem em tecnologia e equipamentos que facilitam a colaboração entre os tradutores da Bíblia, enquanto os BTRKs possibilitam a distribuição das Escrituras traduzidas em idiomas não escritos.

Duas vezes por semana, os voluntários participam dos cultos da capela, onde recebem atualizações sobre o ministério da liderança da organização. As relações entre os voluntários são profundas, e muitos dizem que souberam do local e sobre as oportunidades de voluntariado principalmente por “propaganda” boca a boca.

Os voluntários sazonais permanecem em média três meses e ajudam aproximadamente 32 horas por semana. Desde a abertura do local para trailers, a Wycliffe Associates estima que os voluntários que ficam lá doaram mais de 998.000 horas de serviço. A taxa de retorno dos voluntários de inverno é de 90%.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições