Como ouvir a voz de Deus em tempos difíceis? Criador do movimento Oração 24/7 explica

Em um artigo, Pete Greig fala sobre a importância de saber ouvir Deus, especialmente em tempos de crises como as atuais.

Fonte: Guiame, com informações do PremierAtualizado: quinta-feira, 31 de março de 2022 às 12:40
Pete Greig, pastor e fundador do movimento Oração 24/7. (Foto: Reprodução / Christian Today)
Pete Greig, pastor e fundador do movimento Oração 24/7. (Foto: Reprodução / Christian Today)

Diante dos grandes desafios vividos pelo mundo nos últimos anos, o criador do movimento Oração 24/7 falou sobre como ouvir a voz de Deus em tempos difíceis.

Em um artigo originário de seu livro “How to Hear God: A simple guide for normal people” (Tradução livre do inglês “Como Ouvir Deus: Um guia simples para pessoas normais”), Pete Greig enumera algumas das maneiras possíveis de discernir a voz divina atualmente.

Pastor sênior das igrejas Emmaus Rd, na cidade inglesa de Guildford, ele diz que aprendeu ao longo de anos a “ouvir a voz mansa e delicada do Senhor”. Em algumas vezes ele conseguiu, e em outras não, declara.

Greig cita os dois anos de bloqueio provocado pela pandemia, os distúrbios raciais cheios de violência e o sofrimento inconcebível causado pela Covid-19 como verdadeiros desafios para todos. Além de escândalos terríveis, especialmente na Igreja, e a trágica guerra Europa.

“Como podemos dar sentido a isso? Onde estava Deus quando clamamos por entes queridos morrendo em UTIs superlotadas? E onde ele está agora para o povo da Ucrânia? Nossa fé é relevante quando as coisas ficam difíceis? Deus tem algo a dizer?”, questiona Greig.

“Raramente em nossas vidas tivemos necessidade tão aguda de ouvir a voz do Senhor”, diz o pastor, “tanto sua palavra, para que nós, como sua Igreja, possamos atravessar dias tão perigosos com clareza e coragem, mas também seu sussurro, para que nós, como indivíduos, possamos conhecer o particular orientação e conforto de sua presença no dia a dia”.

Tempos barulhentos

Greig diz isso pelo fato de estarmos vivendo, segundo ele, tempos barulhentos e desconcertantes, cheios de distrações.

“As coisas estão se movendo rapidamente ao nosso redor. E acredito que agora, mais do que nunca, precisamos aprender a ficar quietos, a desacelerar, a nos conectar para ouvir a voz de Deus com mais clareza em meio ao barulho e clamor do mundo”, diz.

Ele acredita que cada pessoa nasceu com um “superpoder” extraordinário: uma capacidade inata de ouvir a voz de Deus. “Discernir a voz de Deus é uma das coisas mais surpreendentes e confusas que um ser humano pode aprender a fazer”, diz.

O pastor fala que é surpreendente porque, o que poderia ser mais incrível do que, com quatro palavras – “Haja luz” – (apenas duas em hebraico) Deus criou mais de 100 bilhões de galáxias (Gênesis 1:3).

“O Senhor apenas falou, e os céus foram criados. Ele soprou a palavra, e todas as estrelas nasceram” (Salmo 33:6, NLT). O que poderia acontecer se ele falasse algumas palavras para mim?”, indaga.

No entanto, Greig diz que também é confuso, porque Deus, na maioria das vezes, não fala audivelmente – a maneira como falamos uns com os outros – e isso significa que podemos facilmente entender mal, interpretar mal ou perder completamente o que ele está dizendo.

“O problema geralmente não é que Deus não esteja se comunicando, e também não é que nos falte a capacidade de ouvir. Em vez disso, somos facilmente desconectados, distraídos e distanciados da conexão íntima e imediata que fomos criados para desfrutar”, explica.

Mas Greig relembra que temos essa capacidade, quando Jesus afirma: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz”, diz ele. “Eu os conheço, e eles me seguem” (João 10:27).

A voz do Bom Pastor

Greig diz que a marca primária do verdadeiro discipulado (especialmente em um tempo desconcertante como este) é uma postura de atenção à palavra de Deus. Ele diz que a palavra traduzida como “ouvir” na passagem de João sobre ovelhas e pastores vem do grego akouó, do qual deriva hoje palavras como “acústico”. “Podemos nos sentir burros e indefesos como meras ovelhas, mas nosso Bom Pastor prometeu nos guiar por esse terreno perigoso se ouvirmos atentamente a acústica; a nuance e o tom de sua voz”.

Greig lembra que cristãos costumam dizer com naturalidade frases como “Oh, Deus me disse isso” ou “O Senhor disse aquilo”. E que isso acontece com pessoas simples ou proeminentes.

“Muitas das pessoas mais eminentes que admitiram ouvir a voz de Deus, de George Washington Carver, às vezes chamado de pai afro-americano da agricultura moderna, a Florence Nightingale, mãe da enfermagem moderna, que escreveu em seu diário pouco antes de seu aniversário de 17 anos: ‘Deus falou comigo e me chamou para o Seu serviço. Que forma este serviço deveria tomar, a voz não deixou claro.’”

Ele cita que pesquisas confirmam que a maioria das pessoas em nossas sociedades ocidentais supostamente seculares ainda interagem com Deus.

“Os seres humanos são programados para adorar. Você foi feito meticulosamente com uma habilidade extraordinária de andar e falar com Deus. Na verdade, a Bíblia diz que seu propósito principal – a razão pela qual você nasceu – é desfrutar de uma vida real [com Ele].”

Barreiras e bloqueios

Greig conta que mesmo crescendo em uma igreja que acredita na Bíblia, nunca aprendeu a ouvir a palavra de Deus de maneira tão íntima.

“Eu certamente fui ensinado a ouvir sermões. Também aprendi a examinar a Bíblia em busca de versículos que parecessem relevantes o suficiente para serem apropriados como a palavra de Deus para minha situação”, conta. No entanto, ele acreditava que era mais comum Deus falar com missionários e pessoas que pareciam mais especiais e merecedoras do que ele.

“Mas eu nunca aprendi a ouvir a voz do Bom Pastor por mim mesmo”, conta, não como uma parte natural de um relacionamento amoroso. Olhando para trás agora, acho que isso ocorre porque, sem querer, desenvolvi três problemas fundamentais com a própria noção de Deus falando comigo: seja sobrenaturalmente ou de qualquer maneira consistentemente conversacional. Esses problemas podem ser caracterizados de três maneiras: psicológica, teológica e experiencial”.

Greig discorre sobre esses três aspectos:

1. PSICOLÓGICO

Senti-me indigno de qualquer tipo de atenção especial de Deus, e minhas experiências confirmaram isso. Quando eu orava por um milagre, nunca parecia funcionar. Quando lia minha Bíblia, muitas vezes parecia irrelevante. Quando precisei que Deus falasse dramaticamente, nunca houve uma voz audível, uma visita angelical ou um sonho sobrenatural. Eu não me sentia espiritual ou especial o suficiente para ouvir Deus da maneira que as pessoas faziam na Bíblia ou em lugares distantes ao redor do mundo. Talvez você sinta o mesmo ao tentar ouvir a voz dele para problemas urgentes ou para crises massivas como a da Ucrânia? “Quem sou eu”, você pode se perguntar, “para ouvir Deus dessa maneira?”

2. TEOLÓGICA

Acho que também absorvi alguns dos preconceitos do dispensacionalismo, embora nunca soubesse o que esse termo significava. Esta é a ideia de que não devemos mais esperar que Deus fale e aja milagrosamente hoje da maneira que ele fez uma vez na Bíblia, porque esse tipo de coisa morreu no dia em que a tinta secou no Novo Testamento. Hoje em dia, o argumento continua: temos a palavra de Deus na Bíblia, que é muito mais confiável do que todas essas outras coisas malucas.

Um dos muitos problemas com essa visão é que ela desconsidera o fato de que as pessoas podem entender e aplicar mal a Bíblia tanto quanto qualquer outro meio de comunicação divina. Também ignora o fato de que a própria Bíblia nos ensina a esperar que Deus fale de maneiras fora da Bíblia! O dispensacionalismo realmente só faz sentido na ausência de milagres, o que me leva ao terceiro problema que tive em ouvir de Deus…

3. EXPERIENCIAL

Eu não estava familiarizado com a acústica íntima da voz de Deus. Além da Bíblia, eu só esperava que ele se comunicasse através da minha consciência (que parecia basicamente ser Deus dizendo ‘não’ a muitas coisas) e através de algo que chamamos de ‘ter paz’. A ideia aqui era que quando você tomasse uma boa decisão, você seria inundado com uma sensação de bem-estar, mas quando você tomasse uma decisão ruim, você perderia essa paz completamente.

Para mim, isso nunca foi um bom teste. Na verdade, a maioria das melhores decisões que já tomei foram acompanhadas por sentimentos de terror cego. Na noite em que pedi minha esposa Sammy em casamento, por exemplo, não tive paz nenhuma. Eu estava absolutamente petrificado. Na noite antes de nos casarmos, eu estava pior. No dia em que comecei o estágio que revolucionou meu relacionamento com o Senhor, desci a calçada literalmente dobrado de ansiedade. Minha falta de paz foi épica. Eu poderia continuar, mas você começa o ponto. A paz é um meio bastante subjetivo de tomar decisões importantes, especialmente se você for tão tenso quanto eu.

Deus fala hoje

Greig vai direto ao ponto, ao dizer que sim Deus fala ainda em nossos dias. E diz que muitas vezes as pessoas confundem teologia com psicologia.

“O fato de Deus falar é uma questão de teologia. É sobre a natureza de Deus. Em Gênesis 1, ele cria o universo por sua palavra, e em João 1 somos apresentados a Jesus como a Palavra de Deus. Nosso Deus é o grande comunicador. Mas a maneira como o ouvimos falar não é uma questão de teologia, mas de psicologia. É sobre como nossos caminhos neurais aprenderam a receber e processar dados, e isso varia de pessoa para pessoa”, explica.

“Um indivíduo pode realmente ser inundado com sentimentos de paz quando propõe a sua namorada, enquanto outro pode ficar totalmente aterrorizado. Isso provavelmente diz mais sobre a maneira como essa pessoa está conectada sobre a vontade de Deus para suas vidas”, esclarece Greig.

O pastor diz que muitas pessoas lutam para ouvir a Deus porque foram ensinadas a ouvir sua voz de maneiras que são difíceis ou mesmo impossíveis de processar.

“Um estudo acadêmico nos Estados Unidos descobriu uma correlação entre certos atributos psicológicos e a forma como os fenômenos espirituais são vivenciados”, compartilha. “Certos tipos de personalidade, ao que parece, simplesmente acham mais difícil ouvir a voz de Deus do que outros. Isso é reforçado pelo fato de que uma quantidade desproporcional do material sobre ouvir a Deus foi escrita por introvertidos (representando aproximadamente 35 por cento da população), que compreensivelmente defendem sua própria preferência pela quietude, quietude e solidão”.

Ele diz que a constatação mostra que inúmeros extrovertidos lutam para ouvir Deus de maneira introvertida e concluem que são simplesmente pessoas ruins em oração.

“Quão desesperadamente eles precisam saber que é igualmente possível, e não menos espiritual, discernir a voz de Deus em espaços públicos, com outras pessoas e através de processos de interação externa. Sim, a Bíblia diz: ‘Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus’ (Salmo 46:10), mas também diz: ‘Gritemos à Rocha da nossa salvação’ (Salmo 95:1)”.

5 maneiras de ouvir a Deus

Greig enumera cinco formas pelas quais Deus pode se comunicar com o homem. São elas:

1. A Bíblia

Quando se trata de ouvir a Deus, a Bíblia é a linguagem do seu coração. Nada que ele diga de qualquer outra forma, ou em qualquer outro contexto, jamais anulará, minará ou contradirá o que ele disse nas Escrituras.

2. Oração

Como passamos de estudar as escrituras objetivamente e ouvir sua mensagem em geral para receber a palavra de Deus pessoalmente em nossas próprias vidas? A ferramenta mais poderosa que já descobri, uma que revolucionou minha própria relação pessoal com a Bíblia e se tornou o modelo para o devocional que ajudo a escrever, registrar e divulgar todos os dias, é a antiga tradição da lectio divina – a lenta, leitura orante das escrituras que aproveita o poder da imaginação e meditação (ver 24-7prayer.com/resource/lectio-365).

3. Profecia

Conheço tantas pessoas – especialmente jovens – que estão doentes e cansadas da forma como a profecia tem sido usada e abusada nos últimos anos. A voz de Deus, sem dúvida, foi reivindicada falsamente de maneiras escandalosas. Eu entendo que você pode ser profundamente cauteloso com os chamados profetas e suas 'profecias'. Mas, por favor, não desista deste importante e maravilhoso dom do Espírito Santo, que talvez seja necessário agora mais do que nunca. Em vez disso, voltemos às diretrizes bíblicas e aos protocolos de bom senso que sustentam o uso apropriado desse dom.

4. Sonhos

Nos tempos bíblicos, os sonhos eram uma das formas mais consistentes e poderosas pelas quais Deus se comunicava. Isso é particularmente digno de nota porque é talvez uma das maneiras menos respeitadas e menos praticadas de ouvir a Deus no Ocidente hoje. O fato é que quase todos os personagens principais da Bíblia receberam sonhos ou visões altamente significativos de Deus. Algumas eram simbólicas, outras eram advertências e muitas eram um meio de orientação específica. A marca primária do derramamento do Espírito sobre toda a carne nestes últimos dias, segundo Joel e citado por Pedro, não é falar em línguas, tremer ou cair por terra, mas um aumento de sonhos e visões. Se você está cheio do Espírito, você deve, portanto, esperar que Deus fale com você dessa maneira.

5. Comunidade, criação e cultura

Não há nenhum aspecto da criação de Deus através do qual ele não possa e não fale. Devemos aprender a discernir a voz de Deus em toda a vida, não apenas em contextos religiosos. Devemos aprender a ouvir com mais atenção aquelas pessoas que nossa cultura ignora, porque Deus fala mais consistentemente das margens – através das crianças, dos pobres, daqueles que sofrem.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições