Ex-preso evangeliza detentos: ‘Deus tem um plano para eles, não importa o que fizeram’

Muitos frequentam a igreja em que Roberts pastoreia após a libertação, depois de ouvi-lo pregar enquanto estavam encarcerados.

Fonte: Guiame, com informações do AG NewsAtualizado: quinta-feira, 15 de setembro de 2022 às 12:27
Ike Roberts pregando. (Foto: Reprodução/AG News)
Ike Roberts pregando. (Foto: Reprodução/AG News)

Há quarenta e cinco anos, Issac “Ike” F. Roberts estava preso em Ferguson, no Texas, e ao sair ouviu um agente penitenciário dizer a ele que iria voltar para lá porque cometeria outros crimes.

“Você vai voltar. Você só é cristão porque está aqui”, avaliou o policial. Mas Roberts diz que não se abalou com aquela “previsão”. Ele era um homem nascido de novo e convicto de sua fé.

“Eu disse a ele que voltaria, mas não como detento”, lembra Roberts, agora com 65 anos. “Eu disse que voltaria aqui pregando o Evangelho”.

Com essa ideia na cabeça e no coração, ele buscou ajuda e treinamento da Comissão Calvário para se preparar para ser um pregador na penitenciária.

Crimes e prisão

A prisão de Roberts aconteceu quando ele era um jovem. Ele contou que entregou sua vida a Jesus após ver o evangelista Billy Graham na televisão, quando ainda era adolescente.

Apesar de ter sentido uma mudança em sua vida imediatamente, naquele momento, sem discipulado e treinamento espiritual, Roberts teve problemas legais e acabou preso.

Enquanto estava preso, Roberts ele conheceu Joe L. Fauss, na época diretor do centro Desafio Jovem e Adulto, em Tyler. Fauss começou a visitar os detentos em preparação para lançar um novo ministério para eles à medida que voltavam à sociedade.

Capelão endossado pelas Assembleias de Deus, Fauss fundou a Comissão do Calvário junto com sua esposa, Charlotte. Em uma época em que as agências governamentais não reconheciam a necessidade de tratamento ou reabilitação após a soltura, Fauss desenvolveu um programa educacional e vocacional que oferece discipulado residencial, ajudando os prisioneiros em liberdade condicional a ficarem fora da prisão após serem libertados.

Ministério

Fauss notou Roberts e pensou que ele seria um bom candidato para este novo ministério após sua libertação. Roberts tornou-se um dos primeiros 14 alunos em liberdade condicional em 1977.

Tendo Fauss como seu mentor, Roberts aprendeu disciplina espiritual.

“O testemunho de sua vida é claro”, diz Fauss, um missionário da AD dos EUA. “Ike é um dos homens mais consistentes, fiéis e imutáveis ​​que já conheci.”

Roberts começou a ter aulas bíblicas à noite enquanto trabalhava em um emprego regular durante o dia. Com o tempo, ele ganhou um certificado de ministério e, com o treinamento pastoral disponível na Comissão do Calvário, tornou-se um ministro licenciado das Assembleias de Deus em 1984. Logo depois, ele começou a pastorear uma igreja em Tyler.

Em julho, a Comissão do Calvário comemorou 45 anos de ministério de cuidados posteriores à prisão. Muitos graduados, como Roberts, ainda estão ativos no ministério hoje.

Plantador de igreja

Depois de pastorear o Calvary Life Center em Tyler por quatro anos, Roberts mudou-se para Belize para abrir uma igreja com sua esposa, Brenda, e os dois filhos do casal, Carlos e Isaiah.

Pouco depois, ele perdeu sua esposa Brenda, que sofreu um ataque cardíaco. Com dois meninos para criar sozinho, incluindo Isaiah, de 2 meses, Roberts - então com apenas 28 anos - voltou aos EUA para estar perto da família e ter mais apoio.

Desde 2019, Roberts é pastor do “Abundant Life Worship Center” em Clarksville. Ele também permanece ativo na Comissão do Calvário, liderando estudos bíblicos na prisão e discipulado detentos – muitos dos quais frequentam a Vida Abundante após a libertação depois de ouvi-lo pregar enquanto estava encarcerado.

Roberts também atua como conselheiro para comunidades em risco, ajudando as pessoas a organizar suas vidas para evitar grandes interrupções na vida.

Além disso, Roberts viaja ao redor do mundo, compartilhando o Evangelho e pregando em prisões.

“Vou onde quer que as pessoas estejam presas, dizendo-lhes que Deus tem um plano para elas, não importa o que tenham feito”, diz Roberts.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições