Guerra na Ucrânia não vai parar a tradução da Bíblia, diz supervisor

Enquanto os cristãos tiverem os suprimentos necessários para sustentar a vida, eles planejam continuar trabalhando na tradução da Bíblia.

Fonte: Guiame, com informações do MNN OnlineAtualizado: quinta-feira, 3 de março de 2022 11:50
Consequências do bombardeio durante a invasão russa da Ucrânia em Chernihiv Oblast, em 28 de fevereiro de 2022. (Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, CC BY 4.0 via Wikimedia Commons)
Consequências do bombardeio durante a invasão russa da Ucrânia em Chernihiv Oblast, em 28 de fevereiro de 2022. (Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, CC BY 4.0 via Wikimedia Commons)

Quase 75 por cento das tropas de combate que a Rússia implantou estão agora dentro da Ucrânia. Uma autoridade dos Estados Unidos disse que os esforços russos para proteger a segunda maior cidade ucraniana podem separar o leste da Ucrânia do resto do país.

Eric supervisiona um projeto de tradução da Bíblia em larga escala para desdobramento da Palavra. A invasão da Rússia está afetando diretamente seus companheiros de equipe na região. “Um dos membros da nossa equipe de projeto está dentro da Ucrânia e o outro está do outro lado da fronteira na Rússia; sua cidade também fica perto da fronteira”, diz Eric.

“O movimento é impossível. Eles podem ouvir bombardeios à distância; eles não podem sair. Partes da cidade não têm água no momento. É uma situação arriscada.”

Crentes no leste da Ucrânia continuam a se abrigar no local. Tradutores de ambos os lados da fronteira estocaram o essencial. “Eles conseguiram as coisas necessárias para 'dar um jeito nisso' – água, fósforos, comida, suprimentos médicos e assim por diante. Eles sacaram dinheiro das contas bancárias”, diz Eric.

“Eles precisarão viver por um tempo nessas condições.”

Pedidos de oração

À medida que a economia local entra em colapso e o rublo perde valor, as famílias em breve não poderão reabastecer os itens necessários. Algumas famílias podem ter que se mudar para outro país. Os crentes contam desdobramento da Palavra:

“Todos nós oramos, choramos e esperamos. Todos aqui entendem que estamos a um minuto de uma guerra nuclear a qualquer momento. Mas nossas almas estão depositadas no lugar mais seguro!”

Ore para que o Senhor proteja esses obreiros do Evangelho do mal que os cerca. “Os civis estão sempre em perigo de sofrer as mesmas consequências que os militares quando as guerras acontecem”, diz Eric.

Ore também por uma solução rápida para a crise atual.

“A capacidade (dos crentes) de resistir a isso depende de um tempo relativamente curto. Se isso se estender por qualquer período, isso colocará muita pressão na equipe do projeto.”

Projeto de idioma de gateway russo

Enquanto os crentes tiverem os suprimentos necessários para sustentar a vida, eles planejam continuar trabalhando na tradução da Bíblia. “Eles estão fazendo uma combinação de Histórias Bíblicas Abertas e a primeira tentativa de tradução das Escrituras” em sua linguagem de coração, diz Eric. As Histórias Bíblicas Abertas são compostas por 50 histórias bíblicas que vão de Gênesis a Apocalipse.

“UnfoldingWord está focado em equipar redes de igrejas para fazer seus próprios projetos de tradução. Nós treinamos em todos os aspectos das funções necessárias para realizar esse tipo de trabalho.”

Com a ajuda da foldingWord, os crentes locais planejam produzir quatro pacotes de áudio e alcançar mais de 75.000 pessoas.

Esta é uma das muitas etapas do projeto abrangente do Russian Gateway Language. Por meio dessa iniciativa, os crentes na Rússia e na antiga União Soviética ganharão as ferramentas necessárias para alcançar 161 milhões de pessoas em 540 idiomas.

“Com o tempo, esperamos que os crentes possam aumentar sua compreensão de questões complexas de tradução e serem capazes de fazer mais livros complicados nas Escrituras”, diz Eric.

O povo Ruska Roma e em torno da Ucrânia ganhou as Escrituras em seu idioma pela primeira vez no ano passado através deste esforço.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições