História dos Apóstolos: Bartolomeu, o discípulo que Jesus viu orar embaixo da figueira

Como a maioria dos apóstolos, Bartolomeu provavelmente foi martirizado: ele teria sido esfolado vivo e depois decapitado.

Fonte: Guiame, com informações do Overview BibleAtualizado: sexta-feira, 1 de abril de 2022 às 17:57
LEGENDA: Personagem Bartolomeu. (Captura de tela Fandom)
LEGENDA: Personagem Bartolomeu. (Captura de tela Fandom)

Bartolomeu aparece em Marcos 3:16-19, onde há o registro dos 12 apóstolos de Jesus. Nascido em Caná, na Judeia, durante o Império Romano, em uma família judia, sua história é uma das mais obscuras dentre os discípulos.

O nome de Bartolomeu aparece nas quatro listas dos 12 principais discípulos de Jesus, e ele nunca é listado com títulos ou descrições. Tudo o que realmente sabemos é seu nome, e que ele está intimamente associado a Filipe (além da lista em Atos 1:13, Bartolomeu é sempre listado ao lado de Filipe, o que indica algum tipo de proximidade).

Segundo a Bíblia, Bartolomeu foi encontrado por Filipe logo após o batismo de Jesus por João Batista. Filipe afirmou que havia encontrado o profeta de quem Moisés havia falado em seus livros, acreditando que Jesus era o Messias.

Bartolomeu teve a visão de uma luz vinda do céu enquanto orava debaixo de uma figueira. Ao encontrar Jesus, Ele disse que tinha visto Bartolomeu pela primeira vez enquanto estava debaixo da figueira. Assim, Bartolomeu acreditou que Jesus era o filho de Deus e o Rei de Israel.

Além de ser um dos doze apóstolos, Bartolomeu serviu como missionário cristão na Etiópia, Mesopotâmia, Pártia e Licaônia.

Ele também pregou o Evangelho na Índia e na Grande Armênia. Junto com Judas Tadeu levou o cristianismo para a Armênia, onde é considerado um dos mártires. Bartolomeu converteu o rei Polímio ao cristianismo, levando Astyagus, o irmão pagão de Polímio, a ordenar a tortura e execução de Bartolomeu, que foi esfolado vivo e depois decapitado.

Bartolomeu é a mesma pessoa que Natanael?

O nome de Bartolomeu provavelmente vem do nome aramaico, Bar-Talmai, que significa “filho de Talmai”. Se for esse o caso e este é um nome patronímico (significando um nome que deriva do pai de uma pessoa), é lógico que Bartolomeu teria sido conhecido por outro nome.

Nesse caso, a maioria argumentaria que esse outro nome é Natanael, já que Natanael parece ser um apóstolo no Evangelho de João, e está intimamente associado a Filipe; e o nome Bartolomeu não aparece em João.

Mas outros argumentam que Bartolomeu é um nome autônomo e que o texto grego normalmente representa nomes patronímicos de maneira diferente:

“O nome 'Bartolomeu' pode ficar sozinho nas listas apostólicas como um nome próprio. Não é necessariamente um patronímico. O patronímico é normalmente expresso nas listas pelo genitivo grego, não pela barra aramaica.” —Professor Michael Wilkins, Anchor Yale Bible Dictionary

Isso não quer dizer que Bartolomeu também não fosse conhecido como Natanael, apenas que não é necessariamente por isso que ele seria conhecido por dois nomes. Muitos estudiosos modernos preferem adotar uma postura neutra sobre Natanael e Bartolomeu, sugerindo que é possível, mas não verificável.

Se Bartolomeu é Natanael, porém, João nos dá duas passagens adicionais para aprendermos sobre esse discípulo. Quando Filipe conta a Natanael pela primeira vez sobre Jesus, ele é cético:

“Nazaré! Alguma coisa boa pode vir de lá?” (João 1:46)

Mas depois de ver Jesus demonstrar sua divindade, ele diz:

“Rabi, você é o Filho de Deus; tu és o rei de Israel” (João 1:49)

Perto do final do Evangelho de João, Natanael surge novamente. Desta vez, ele está apenas listado entre sete discípulos que foram pescar (João 21:1-3). Sabemos que vários desses discípulos são pescadores - Pedro, Tiago e João, além de André, se ele for um dos discípulos não identificados na passagem - então Natanael também era pescador ou está apenas aproveitando a oportunidade para aprender um novo ofício.

Como Bartolomeu morreu?

Como a maioria dos apóstolos, Bartolomeu provavelmente foi martirizado. Mas há várias explicações para sua morte.

A mais popular é também o mais horrível: Bartolomeu teria sido esfolado vivo e depois decapitado. A maior parte da arte que retrata os apóstolos inclui alguma iconografia relacionada à sua morte. É por isso que Bartolomeu é frequentemente retratado segurando uma faca.

Outras contas sugerem que ele foi:

- Espancado e depois crucificado.

- Crucificado de cabeça para baixo.

- Crucificado e derrubado antes de morrer, depois esfolado e decapitado.

- Apenas decapitado;

- Espancado e, inconsciente, jogado no mar para se afogar.

Ninguém afirma que ele morreu de velhice ou causas naturais, no entanto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições