História dos Apóstolos: Filipe, o discípulo que pediu para Jesus "mostra-nos o Pai"

Filipe provavelmente morreu no primeiro século, possivelmente por volta de 80 d.C.

Fonte: Guiame, com informações do Overview BibleAtualizado: quinta-feira, 17 de março de 2022 às 16:07
O ator Yoshi Barrigas interpretando o discípulo Filipe, em The Chosen. (Reprodução: The Chosen)
O ator Yoshi Barrigas interpretando o discípulo Filipe, em The Chosen. (Reprodução: The Chosen)

Filipe é um dos seguidores de Jesus menos mencionados no Novo Testamento. Ele é citado apenas oito vezes, quatro das quais são as listas de apóstolos.

Existem dois personagens importantes chamado Filipe no Novo Testamento, com suas histórias relatadas no contexto da igreja primitiva.

Em Atos, Filipe, o Evangelista, é claramente distinguido dos Doze:

“Assim, os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: 'Não seria certo descuidarmos do ministério da palavra de Deus para servir às mesas. Irmãos e irmãs, escolham entre vocês sete homens que são conhecidos por serem cheios do Espírito e de sabedoria. Nós entregaremos essa responsabilidade a eles e daremos nossa atenção à oração e ao ministério da palavra.'

Esta proposta agradou a todo o grupo. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau de Antioquia, convertido ao judaísmo. Eles apresentaram esses homens aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles”. — Atos 6:2-6

Depois, Filipe, o Evangelista, é referido como “um dos sete” (At 21:8), não um apóstolo ou um dos Doze. Ainda assim, a igreja primitiva os misturou, e seus erros foram muitas vezes transmitidos, tornando difícil ter certeza de quais tradições realmente se aplicam a Filipe, o Apóstolo.

Filipe na Bíblia

A Bíblia dá poucos detalhes sobre o Apóstolo Filipe. Um deles diz que, assim como Pedro e André, ele vem de Betsaida, uma cidade perto do mar da Galileia (João 1:44). Mais tarde, quando alguns gregos de Betsaida querem ver Jesus, eles vêm primeiro a Filipe, provavelmente porque sabiam que ele era da mesma cidade que eles (ou possivelmente porque ele falava bem o grego).

Um dos episódios marcantes de Filipe nos Evangelhos é quando traz Natanael a Jesus. Natanael é mencionado apenas no Evangelho de João, mas muitos assumem que este é outro nome para Bartolomeu porque:

João parece considerá-lo um dos Doze (Jo 21:2).

Bartolomeu nunca é mencionado em João.

Filipe e Bartolomeu são quase sempre listados juntos e estão intimamente associados na tradição da igreja.

De qualquer forma, Natanael segue Jesus como resposta ao convite de Filipe para “vir e vê-lo”, “aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e sobre quem os profetas também escreveram” (Jo 1:45-46).

As únicas outras menções de Filipe na Bíblia ocorrem em João:

Jesus testa Filipe ao lhe perguntar onde eles deveriam comprar pão para alimentar a multidão de 5.000 pessoas:

“Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: ‘Onde compraremos pão, para estes comerem?’

Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.

Filipe respondeu-lhe: ‘Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco’.” — João 6:5-7.

Filipe queria conhecer Deus, e pede a Jesus que lhes mostre “o Pai”, e Jesus responde a ele: “Quem me vê, vê o Pai” (João 14:6-10).

De acordo com Clemente de Alexandria, que viveu no segundo e terceiro século, Filipe também é mencionado uma outra vez (embora não diretamente).

Em Lucas 9:57-62 e na passagem paralela em Mateus 8:18-22, uma pessoa cujo nome não é citado pede para enterrar seu pai antes de seguir Jesus, e Jesus responde: “Deixe os mortos enterrarem seus próprios mortos, mas você vai e proclama o reino de Deus” (Lc 9:60).

Clement escreve em seu livro, Stromata:

“Se eles citarem as palavras do Senhor a Filipe: “Deixe os mortos enterrarem seus mortos, mas tu segue-me . . .'”

Como Filipe morreu?

Filipe provavelmente morreu no primeiro século, possivelmente por volta de 80 d.C. No entanto, as tradições apontam formas diferentes sobre a morte deste apóstolo.

Isso pode ter acontecido, talvez pela confusão com Filipe, o Evangelista. Uma dessas tradições diz que ele morreu de causas naturais. Mas outras sugerem que ele foi apedrejado até a morte, decapitado ou crucificado de cabeça para baixo.

O relato mais antigo vem de Atos de Filipe, que contém lendas sobre o ministério de Filipe. De acordo com este texto, ele foi crucificado de cabeça para baixo com Bartolomeu. Filipe pregou para a multidão enquanto estava pendurado na cruz, e eles queriam libertar os dois discípulos, mas Filipe lhes disse para libertar Bartolomeu e deixá-lo pendurado ali.

Apesar dessas diferenças, Filipe é considerado um dos primeiros mártires da igreja cristã.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições