História dos Apóstolos: Tiago, o primeiro a morrer por seguir Jesus

Tiago é o único discípulo de Jesus, além de Judas, cuja morte está registrada na Bíblia (Atos 12:2).

Fonte: Guiame, com informações do Overview BibleAtualizado: sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 15:49
O ator Jordan Walker Ross, no papel de Tiago, o discípulo de Jesus, em “The Chosen”. (Foto: Divulgação / The Chosen)
O ator Jordan Walker Ross, no papel de Tiago, o discípulo de Jesus, em “The Chosen”. (Foto: Divulgação / The Chosen)

Tiago, também conhecido como o Apóstolo Tiago ou Tiago Maior, foi um dos 12 discípulos de Jesus Cristo. Junto com seu irmão João e o apóstolo Pedro, Tiago era um membro do círculo íntimo de Jesus e testemunhou grandes eventos aos quais os outros discípulos não estavam presentes, como a Transfiguração.

Primeiro apóstolo a ser martirizado, Tiago é o único discípulo além de Judas cuja morte está registrada na Bíblia (Atos 12:2). Este não é o Tiago que escreveu o Livro de Tiago, cuja tradição diz que ser o irmão de Jesus.

Para uma figura bíblica tão importante, surpreendentemente pouco se sabe sobre Tiago. Além da própria Bíblia, há apenas alguns rumores sobre o paradeiro e atividades de Tiago na igreja primitiva, e lendas sobre o que aconteceu depois que ele morreu. Apesar da falta de detalhes sobre sua vida, o local do enterro de Tiago é uma das peregrinações cristãs mais populares depois de Roma e Israel.

Por que ele foi chamado de Tiago Maior?

O apóstolo Tiago é frequentemente chamado de Tiago, o Maior, para distingui-lo de Tiago, o irmão de Jesus, que geralmente é chamado de Tiago, o Justo, ou Tiago, o Menor. O irmão de Jesus, Tiago, é tradicionalmente considerado o autor do Livro de Tiago, e ele ficou conhecido como um pilar da igreja primitiva junto com Pedro e João. Alguns escritos cristãos primitivos também se referem a Tiago, o Justo, como bispo de Jerusalém.

O título “o maior” não significa necessariamente que Tiago, o Apóstolo, era mais importante do que Tiago, o Justo, e provavelmente indica apenas que ele era o mais velho ou o mais alto dos dois.

Quem foi o Apóstolo Tiago

Praticamente tudo o que sabemos sobre o apóstolo Tiago vem diretamente dos Evangelhos. Nos Evangelhos Sinóticos, Tiago é um dos primeiros discípulos que Jesus chama. Ele entra em cena em Marcos 1:19, Mateus 4:21 e Lucas 5:10 .

Era pescador

Quando conhecemos Tiago, os escritores de Mateus, Marcos e Lucas nos dizem que ele é um pescador. Há pequenas variações em cada relato de quando Tiago é chamado, mas os detalhes principais são bastante consistentes: ele está lavando ou preparando redes de pesca, está com João e imediatamente larga tudo para seguir Jesus.

Lucas menciona que Tiago e João estão trabalhando com Simão (mais conhecido como Pedro).

“Pois ele e todos os seus companheiros ficaram surpresos com a pesca que haviam feito, assim como Tiago e João, filhos de Zebedeu, companheiros de Simão.” — Lucas 5:9–10

Tanto Mateus quanto Marcos nos contam que Tiago e João estão com seu pai, Zebedeu, mas Marcos é o único que faz questão de nos informar que, quando optaram por seguir Jesus, deixaram seu pai “com os mercenários”:

“Ao avançar um pouco, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, num barco, preparando as redes. Sem demora ele os chamou, e eles deixaram seu pai Zebedeu no barco com os mercenários e o seguiram.” — Marcos 1:19–20

Marcos poderia estar incluindo o detalhe sobre os homens contratados para nos informar que Tiago e João não deixaram seu pai desamparado para ganhar a vida, já que um pescador que não pudesse pagar para contratar homens ficaria completamente aleijado se perdesse dois filhos. Ou, Marcos pode ter querido que o público soubesse que enquanto eles eram pescadores, Tiago e João estavam pelo menos um razoavelmente bem de vida.

Irmão do Apóstolo João

As breves passagens anteriores nos dizem que Tiago e João são irmãos. Lucas não diz explicitamente que Tiago e João são irmãos, mas diz que são filhos de Zebedeu. . . Então ele está pelo menos nos dizendo que eles são meios-irmãos.

Várias outras passagens apontam a relação entre Tiago e João. Juntos, esses dois irmãos gozavam de uma posição privilegiada entre os discípulos de Jesus. Tiago morreu cedo, enquanto a igreja incipiente estava abrindo suas asas, mas seu irmão João se tornou um dos pilares da igreja cristã.

Filho do Trovão

Há apenas quatro vezes na Bíblia onde todos os discípulos de Jesus são listados juntos: Marcos 3:13-19, Mateus 10:2-4, Lucas 6:12-16 e Atos 1:13-14. Em Marcos 3:17, o autor inclui uma nota sobre Tiago e João, e um apelido especial que Jesus deu a eles.

“ . . . Tiago filho de Zebedeu e seu irmão João (a eles deu o nome de Boanerges, que significa “filhos do trovão”). . . ”

A Bíblia não nos dá nenhuma explicação sobre o que esse apelido implica ou por que Jesus o deu a eles, e este é o único lugar em que o título aparece nas Escrituras. Ainda assim, há uma série de passagens que levam os estudiosos a especular que o apelido tem a ver com seu temperamento, fervor religioso ou ousadia.

Quando Jesus e seus discípulos estão passando por uma aldeia samaritana, os samaritanos se recusam a mostrar-lhes hospitalidade, porque estão indo para Jerusalém. Então Tiago e João, sendo pessoas perfeitamente razoáveis, perguntam a Jesus se eles deveriam chamar fogo do céu para destruir a cidade.

“Quando os discípulos Tiago e João viram isso, perguntaram: 'Senhor, queres que chamemos fogo do céu para destruí-los?'” — Lucas 9:54

Esta é a principal passagem que as pessoas usam como evidência de que Tiago e João tinham ‘temperamento quente’, o que poderia ter sido a fonte do apelido. Ainda assim, outros se apoiam em uma passagem que destaca sua ousadia, quando pedem a Jesus posições de destaque na vida após a morte e dizem apressadamente que podem fazer o que Jesus pede.

“Então foram ter com ele Tiago e João, filhos de Zebedeu. 'Professor', eles disseram, 'queremos que você faça por nós o que pedirmos'.

— O que você quer que eu faça por você? ele perguntou.

Eles responderam: 'Deixe um de nós sentar-se à sua direita e o outro à sua esquerda em sua glória.'

'Você não sabe o que está pedindo', disse Jesus. 'Você pode beber o cálice que eu bebo ou ser batizado com o batismo com o qual eu sou batizado?'

'Nós podemos', eles responderam.

Disse-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e sereis batizados com o batismo com que sou batizado, mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me cabe conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados.'” — Marcos 10:35–40

Embora possamos inferir que Tiago e João podem ter tido personalidades explosivas, nenhuma dessas passagens está explicitamente ligada ao apelido (que, novamente, só aparece em Marcos 3:17). Portanto, o máximo que podemos fazer é especular de onde vem o nome “filhos do trovão” e o que isso implica.

Círculo íntimo de Jesus

Pedro, Tiago e João eram os três discípulos mais próximos de Jesus. Sabemos disso porque há três relatos no Evangelho em que Jesus apenas permite que esses três venham com ele, e somente eles testemunham alguns dos momentos mais significativos do ministério de Jesus.

- Jesus ressuscita uma menina morta (Marcos 5:37-43)

Depois que Jesus cura milagrosamente uma mulher que estava sangrando por anos, ele escapa das multidões que o cercavam para visitar um líder da sinagoga chamado Jairo, cuja filha acabou de morrer. (Jesus estava a caminho para curá-la quando encontrou a mulher com fluxo de sangue.) Ele só permite que Pedro, Tiago e João venham com ele para ver a filha de Jairo, e eles testemunham o poder de Jesus sobre a morte.

- A Transfiguração (Mateus 17:1-13)

Pouco depois de prever sua morte em Mateus 16, Jesus leva Pedro, Tiago e João ao topo de uma montanha, onde ele é transfigurado, e só eles veem sua verdadeira identidade. Jesus fala com Moisés e Elias, e então uma voz vinda de uma nuvem diz aos discípulos: “Este é meu Filho, a quem amo; com ele estou bem satisfeito. Ouça-o!”. Jesus diz a eles para não contarem a ninguém, e continua explicando que “Elias” voltou, referindo-se a João Batista.

- O Jardim do Getsêmani (Mateus 26:36–46)

Após a Última Ceia, na noite de sua traição, Jesus leva todos os seus discípulos ao Getsêmani. Ele diz ao grupo para ficar e vigiar, e então ele leva Pedro, Tiago e João com ele para orar. Os discípulos adormecem repetidamente enquanto Jesus ora com mais intensidade do que o vemos orar em qualquer outro lugar, pedindo a Deus: “Tome este cálice de mim”.

Por alguma razão, Jesus permitiu que Pedro, João e Tiago vissem e experimentassem mais de quem ele era e do que ele era capaz do que qualquer outra pessoa.

- Mártir

Tiago não foi o primeiro mártir, mas certamente não foi o primeiro dos Doze a morrer (foi Judas Iscariotes). Mas ele foi o primeiro dos apóstolos de Jesus a morrer por segui-lo. Os estudiosos geralmente acreditam que Herodes executou o apóstolo Tiago em Jerusalém em 44 dC. O momento é registrado em Atos 12:

“Foi nessa época que o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de persegui-los. Ele mandou matar Tiago, irmão de João, à espada.” — Atos 12:1–2

O rei Herodes estava ansioso para ganhar o favor dos judeus e, como o cristianismo estava se espalhando, ele acreditava que perseguir os cristãos ganharia o apreço dos judeus. Quando ele matou Tiago, os judeus aprovaram (At 12:3), e assim Herodes prendeu Pedro. Na noite anterior ao julgamento de Pedro, Deus enviou um anjo para resgatá-lo, e ele escapou da prisão sem ser notado.

No século IV, Eusébio de Cesareia, o pai da história da igreja, cita Clemente de Alexandria (não confundir com Clemente de Roma) sobre a morte de Tiago:

“Parece que o guarda que o levou ao tribunal ficou tão emocionado quando o viu testemunhar que confessou que também era cristão. Então, ambos foram levados juntos e, no caminho, ele pediu a James que o perdoasse. James pensou por um momento, então disse 'Desejo-lhe paz' ​​e o beijou. Então, ambos foram decapitados ao mesmo tempo.” —Eusébio de Cesareia, História da Igreja

Clemente de Alexandria nasceu pouco mais de 100 anos após a morte de Tiago, mas é muito possível que ele tenha acesso a contas e registros que não sobreviveram. E embora existam muitas lendas em torno de cristãos famosos, esta não parece tão absurda.

A execução de Tiago não foi a primeira vez que os cristãos foram perseguidos e está longe de ser a última. Mas marcou a primeira vez que um dos apóstolos “bebeu o cálice que Jesus bebeu” (Marcos 10:39), e morreu por causa da fé nele.

- Missionário na Espanha?

No primeiro século, um texto apócrifo chamado O Evangelho dos Doze sugeria que quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos no Pentecostes (Atos 2), cada um deles recebeu o poder de falar a língua das pessoas que foram chamados a alcançar (como o Torre de Babel, mas ao contrário). A língua de Tiago era o latim, falado principalmente na metade ocidental do Império Romano.

Mas foi só centenas de anos depois que alguém sugeriu que Tiago fosse para a Espanha.

No século VI, um texto conhecido como Breviário dos Apóstolos afirmava que Tiago espalhou o Evangelho para a Espanha e que ele foi enterrado em algum lugar perto do mar, a oeste da Espanha. Nos séculos VII e VIII, havia poemas, hinos, biografias e comentários repetindo essa afirmação. E no início do século IX, uma estrela brilhante supostamente guiou um pastor ao túmulo de Tiago na região da Galiza, na que hoje é conhecida como a cidade de Santiago de Compostela.

Para que isso fosse possível, Tiago teria que deixar Jerusalém para evangelizar a Espanha, retornar a Jerusalém para ser executado em 44 dC e depois ter seus restos mortais transportados de volta à Espanha para serem enterrados. Essa lenda foi amplamente aceita na época, e o local do enterro se tornou uma das peregrinações cristãs mais populares. Mas a maioria dos estudiosos modernos encontrou pouco apoio para o ministério de James na Espanha, ou seu suposto enterro lá.

Até mesmo o apóstolo Paulo faz parecer menos plausível. Em Romanos 15, ele diz: “Sempre foi minha ambição pregar o evangelho onde Cristo não era conhecido, para não edificar sobre fundamento alheio” (Romanos 15:20), e continua dizendo que ele planeja ir para a Espanha em seguida (Romanos 15:23-24).

Paulo não diz explicitamente que ninguém levou o evangelho para a Espanha, mas seria estranho para ele dizer: “Prefiro ir onde ninguém pregou o Evangelho antes, e é por isso que vou para onde Tiago foi.”

A maioria dos estudiosos não acredita que Tiago, o Maior, tenha chegado à Espanha. Ele morreu cedo no movimento cristão e morreu em Jerusalém. Não houve menção a essa viagem missionária espanhola até o século VI, e a descoberta de seu local de sepultamento foi simplesmente fantástica demais. Mas, apesar de suas origens míticas, essa peregrinação – conhecida como Caminho de Santiago – continua sendo popular até hoje.

Apóstolo, mártir, lenda

Tiago desempenha um papel proeminente na história da igreja. Mas, além dos detalhes dispersos em algumas passagens, não sabemos muito sobre ele. Ele estava mais perto de Jesus do que qualquer outro além de Pedro ou João, mas morreu em Jerusalém não muito depois de Jesus.

Embora Tiago, o Maior, não tenha vivido para se tornar um pilar da igreja como seu irmão João (ou Tiago, o Menor), e provavelmente não tenha viajado para a Espanha, Tiago ajudou o cristianismo a prosperar e se espalhar nos anos imediatamente após a morte de Jesus.

Como o primeiro apóstolo a ser martirizado, Tiago era certamente alguém a quem as pessoas estavam prestando atenção. E embora possamos não conhecê-lo tão bem quanto alguns dos outros discípulos, o que sabemos é o seguinte: Jesus viu algo especial nele, e o chamou para perto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições