Voluntários de igreja evangélica em Teresópolis arrecadam doações para Petrópolis

Grupo de ação social da Igreja Reformare cria gincana solidária para ajudar vítimas da chuva.

Fonte: Guiame, com informações do G1Atualizado: quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 13:47
Doações arrecadadas em Teresópolis para vítimas da chuva em Petrópolis. (Foto: Divulgação)
Doações arrecadadas em Teresópolis para vítimas da chuva em Petrópolis. (Foto: Divulgação)

Diante da tragédia que atingiu Petrópolis, após temporal em 15 de fevereiro que deixou centenas de vítimas fatais e desabrigados, o grupo de ação social de uma igreja em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, se mobilizou para enviar ajuda à cidade.

O grupo, que já atua apoiando famílias carentes de Teresópolis, arrecadou donativos para a cidade vizinha.

“A gente já passou por essa tragédia aqui na nossa cidade em 2011. Então, automaticamente como igreja, temos o entendimento que esse é o papel que devemos ter e pensamos em ajudar de alguma forma”, conta Natacha Belinha, pastora da igreja Reformare.

A ideia inicial era envolver somente os membros da igreja, como conta Natacha. “Nós pensamos que se cada membro doasse vinte reais, quanto que a gente não arrecadaria. Porque pensamos que não íamos conseguir muitas doações na rua”.

Doações

No sábado (19), vinte e cinco voluntários se dividiram em grupos e saíram em busca de doações em bairros da cidade, lojas e supermercados.

“Participar desse momento foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Tenho certeza que Deus tocou no coração de cada pessoa que nos recebeu, para abençoar com as doações”, relata Thainá Rocha, uma das voluntárias.

“Não imaginávamos que fôssemos conseguir tantas doações. Fico emocionada de ver tudo isso acontecendo”, confessa Márcia Dumard, voluntária e responsável pela ação social.

No domingo (20), mais pessoas se reuniram para montarem kits infantis. Foram 3 modelos diferentes, com objetivo de atender todas as crianças, desde os bebês de colo, até meninos e meninas com mais idade. Em um dos estojos contém, mamadeira, lenço humedecido, fralda, chupeta e brinquedo. No outro, livros infantis, lápis de cor, brinquedo, lanche e chocolate.

“Não temos o poder de tirar as dores dessas pessoas, mas podemos fazer que mesmo em meio a dor, elas tenham a esperança e sinta-se abraçadas de alguma forma”, deseja Márcia Dumard.

Itens recebidos

Para levar alegria e distração para as crianças, os voluntários conseguiram 40 caixas de massinha escolar, 60 caixas de lápis de cor, 60 caixas de giz de cera, 50 livros de colorir, 40 vidros de bolinha de sabão, 60 caixas de estalinho e 60 brinquedos diversos que completaram os kits.

Com a ação, foi levantado cerca de 5 mil reais, distribuídos para compra dos itens mais necessários no momento. Ao todo foram 600 litros de água mineral, 150 litros de cloro, 720 unidades de papel higiênico, 20 kg de sabão de coco, 10 kg de sabão em pó, 100 litros de desinfetante, 100 litros de álcool líquido, 36 litros de sabão em pó líquido, 12 litros de limpador multiuso, 24 mil litros de detergente, 180 unidades de absorvente, 200 unidades de sacolas de 100 litros de lixo, 70 unidades de pasta de dente, 50 escovas de dente, 500 unidades de fraldas descartáveis, 100 unidades de lenço humedecido, 18 chupetas, 24 mamadeiras.

Além dos produtos básicos de limpeza, foram arrecadados alimentos não perecíveis. Ao todo, foram arrecadados 80 kg de arroz, 35 kg de sal, 75 kg de macarrão, 50 latas de salsicha, 70 pacotes de molho de tomate, 30 pacotes de achocolatado, 15 pacotes de maisena, 10 pacotes de mucilon e 100 unidades de biscoito.

“O meu desejo é que todas as contribuições levem uma porção desse amor a todos, e que eles se sintam muito amados e não se sintam sozinhos”, diz a voluntária Gabriela Dumard.

Nesta quarta-feira (23), um caminhão levará todas as doações até os abrigos de Petrópolis. Mas a intensão é conseguir mais donativos nos próximos dias.

“Nosso desejo é continuar arrecadando mais. E se conseguirmos mais doações, iremos com outro caminhão”, afirma Natacha.

Quem quiser ajudar fazendo sua doação, a igreja está recebendo donativos no endereço Rua Alexandre Fleming, 253 - Vale Paraíso, Teresópolis.

A Prefeitura de Teresópolis também está arrecadando água mineral e alimentos não perecíveis para Petrópolis. Nesta terça (22), 18 mil garrafas de água e 1 mil litros de leite, serão enviados para ajudar as vítimas da chuva. Quem quiser doar, os pontos de arrecadação estão funcionando no horário de 8h às 18h.

Pontos de arrecadação em Teresópolis:

Nos CRAS de Teresópolis

Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek – bairro de Fátima)

Centro Administrativo Municipal (Av. Lúcio Meira, 375- Antigo Fórum).

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições